NOTÍCIAS

Cultura | 20.04.12 - 18h30

Recifenses produzem vídeo sobre defesa dos direitos humanos

[caption id="attachment_16867" align="alignleft" width="334" caption="A atividade marca o engajamento dos estudantes do Recife em defesa dos Direitos Humanos. Foto: Irandi Souza"][/caption]

Celebridades e cidadãos comuns serão entrevistados

 “Nós somos do Recife, Brasil, e também somos defensores dos Direitos Humanos”. Com esse depoimento, estudantes recifenses mostram que a juventude da Cidade está bem informada quando o assunto é Direitos Humanos. A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) aderiu à campanha “ONU Direitos Humanos”, através da produção de pequenos vídeos, com o depoimento de celebridades e cidadãos comuns, defendendo a causa.

 “A ‘ONU Direitos Humanos’ entrou em contato conosco para fazermos uma parceria e divulgar a importância dessa proteção aos DH. Decidimos convidar jovens porque é um público mais vulnerável à violação dos direitos”, explica a secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo. A captação dos vídeos começou na manhã de hoje (20), no edifício-sede da Prefeitura do Recife (PCR). Na ocasião, os adolescentes, estudantes da Rede Estadual de Ensino, também conheceram o funcionamento e instalações da PCR e almoçaram com a secretaria.

Um curso de vídeo – que teve início em janeiro e segue até junho – está sendo realizado no Instituto de Desenvolvimento Brasileiro (Indebrás), no bairro de Santo Amaro. Além de aulas de vídeo, os alunos estudam uma disciplina intitulada “Direitos Humanos”, com a educadora Silvana Pedrosa. A fotógrafa Jaqueline Calazans aprova o curso. “Conheci um pouco mais sobre a história dos transexuais e sobre a garantia dos seus direitos, por exemplo”, conta.

O estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Waldemar de Oliveira, Luiz Felipe, tem usado o conhecimento aprendido em sala de aula no dia a dia. “Conhecendo os direitos que temos, podemos exercê-los da melhor maneira”, assegura.

“Geralmente, nosso trabalho é realizado em parcerias e a ONU é o órgão máximo em Direitos Humanos. Assistir às pessoas se comprometendo com a causa é muito satisfatório”, afirma Amparo. As visitas dos jovens continuam na sede da Prefeitura semana que vem.