NOTÍCIAS

Cultura | 25.04.12 - 17h38

Mulheres recebem certificad​os de curso sobre orçamento público

[caption id="attachment_17124" align="alignleft" width="334" caption="O curso teve duração de seis meses e foi resultado de uma parceria da ONG Cidadania Feminina e da Secretaria Especial da Mulher. Foto: Carlos Augusto"][/caption]

Na tarde desta quarta-feira (25), 150 mulheres delegadas do Orçamento Participativo da Prefeitura da Cidade do Recife, receberam seus certificados de conclusão do curso de formação de mulheres em Orçamento Público.

O evento aconteceu no auditório Capiba, no 15º andar do Edifício Sede da PCR e contou com a presença da Secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, com a gerente de Políticas Temáticas, Mariana Moura, com a coordenadora da ONG Cidadania Feminina, Carla Galdino e com a coordenadora do Orçamento Participativo Temática Mulheres, Joelma Santos.

O curso, que teve duração de seis meses, foi resultado de uma parceria da ONG Cidadania Feminina e Secretaria Especial da Mulher com apoio da Onu Mulheres, e visava capacitar as delegadas do orçamento participativos em temáticas de Orçamento Público, além de treiná-las para a fala pública, ferramenta muito importante durante os debates e escolha dos representantes do OP em esferas maiores.

Antes da entrega dos certificados, enquanto fotos das aulas eram mostradas em telão, as participantes receberam a cartilha Mulheres e o Orçamento Participativo e foram informadas que o projeto do qual participaram será transformado em nova cartilha, com o conteúdo do curso que será distribuída na Plenária da Mulher.

Depoimentos:

 

Jacineide Silva Araújo, 56 anos, da Várzea

Esse curso ajudou muito nossa comunidade. Aprendemos que a articulação de ideias trás mais benefícios para nossa comunidade. As pessoas não tem paciência para participar dos movimentos políticos. Não acreditam que nossa participação dá certo. Mas, eu vejo que dá certo sim. Nos grupos do orçamento participativo, vemos que há presença de mais mulheres que homens, porém, os cargos de destaque sempre ficam com eles."

Edvânia Maria da Silva, 42 anos, também da Várzea.

O que eu mais gostei nesse curso foi a oficina de fala pública. Antes, eu ficava nervosa quando tinha que me pronunciar diante de grandes grupos, agora, até falar na Praça da Várzea, ao lado do Prefeito, eu já encarei!"