Aula-concerto encanta estudantes no Teatro de Santa Isabel
Os 400 alunos atendidos pelo Programa Bolsa Escola Municipal aprenderam sobre a formação de uma orquestra sinfônica
por Edgar Lima
A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) fez uma apresentação para 400 estudantes da Rede Municipal de Ensino, beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal. A aula-concerto foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), no Teatro de Santa Isabel. O objetivo é possiblitar o acesso dos alunos atendidos pelo Programa da Prefeitura do Recife aos meios culturais, ampliando as perspectivas escolares para além da sala de aula.
Durante a performance, os estudantes aprenderam quais os instrumentos que formam uma orquestra, as funções de cada grupo ou “família musical”, e a diferença entre uma sinfônica e uma filarmônica. “Essa é uma ação que possibilita aos alunos beneficiários um momento cultural através de um concerto, e de maneira bem didática e lúdica”, ressaltou a diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato.
“Acredito na importância de mostrar aos estudantes espaços públicos, como o Teatro de Santa Isabel, um local tombado pelo patrimônio histórico e muito valioso para a cultura do Estado. Nestas apresentações podemos trabalhar com os alunos a concentração e o respeito ao próximo”, declarou a professora da Escola Municipal Compositor Capiba – localizada no bairro do Torreão –, e também coordenadora do Programa Escola que Protege, da Secretaria de Educação, Luiza Albuquerque. “Os músicos mostram esforço e dedicação para essa aula-concerto, além de nos presentearem com uma bela apresentação, ajudando-nos a identificar os diferentes sons produzidos pelos instrumentos musicais”, lembrou Luiza.
Para a estudante da Escola Paulo VI, Iranete Souza, 14 anos, a apresentação foi muito importante, “pois permitiu perceber o quanto é difícil tocar os instrumentos”. No final da aula-concerto, a Orquestra Sinfônica do Recife fez uma bela homenagem a Luiz Gonzaga, tocando a “Gonzaguiana”, composta por uma seleção musical do Rei do Baião.
Os alunos estudam nas seguintes unidades: Dr. Ebenézer Gueiros, da Iputinga; Ibura de Baixo, do Ibura; Luiz Vaz de Camões, do Ipsep; Professor Potiguar Matos, de San Martin; Miguel Arraes, na Estância; Compositor Capiba, do Torreão; João Pessoa Guerra, na Várzea; Abílio Gomes, de Boa Viagem; Paulo VI, Linha do Tiro; e Professsora Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama.
Bolsa Escola Municipal - É um programa de inclusão social e de transferência de renda, destinado a famílias de baixo poder aquisitivo. Tem como objetivo proporcionar melhoria na qualidade de vida dessas famílias e contribuir para a permanência das crianças na escola. Além proporcionar um complemento de renda, o Bolsa Escola realiza eventos socio-culturais para famílias inscritas no programa, como visitas a museus, passeios ecológicos pelo Rio Capibaribe; e encaminhamento para o Programa Escola Que Protege e para cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura.