NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.12 - 22h23

Rio fica com título do Torneio de Seleções do Showbol

[caption id="attachment_17409" align="alignleft" width="334" caption="A equipe do Rio de Janeiro conquistou o bicampeonato de showbol no Geraldão. Foto: Lú Streithorst"][/caption]

Pelo segundo ano consecutivo as atenções do País se voltaram para o Recife, que sediou, neste domingo (29), o Torneio de Seleções 2012 de Showbol. Assim como em 2011, o título de campeão ficou com o Rio de Janeiro, enquanto a equipe de Pernambuco sagrou-se vice-campeã. A competição, disputada no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), ainda contou com os estados do Ceará e São Paulo, que ficaram em terceiro e quarto lugares respectivamente.

A bola começou a rolar para a grande final no início da tarde deste domingo. Durante os 50 minutos de uma partida pra lá de equilibrada, a seleção do Rio venceu com um placar de 12 a 9, numa disputa emocionante tanto no primeiro quanto no segundo tempo. “O Recife está sendo mostrado para o Brasil e para o mundo”, salientou o tetracampeão da Seleção Brasileira de Futebol, Ricardo Rocha, que em parceria com a Prefeitura do Recife trouxe o Torneio de Seleções de Showbol para a capital pernambucana.

Os cariocas abriram o placar aos cinco minutos do primeiro tempo, e logo em seguida Pernambuco deixou tudo igual. Daí em diante uma sucessão de gols das duas equipes foi registrada no gramado sintético do Geraldão, com sete faltas para Pernambuco e uma para o Rio de Janeiro, que ao final dos 25 minutos perdeu o jogador Pedrinho, penalizado com cartão vermelho. Na etapa complementar quem saiu na frente foi a seleção pernambucana, formada por ex-jogadores do Sport, Santa Cruz e Náutico. Já a bicampeã carioca foi defendida por ex-craques do Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. Até os 15 minutos do segundo tempo a partida seguia praticamente empatada, até que os cariocas, lançando mão de jogadas e dribles ousados, começaram a chegar mais vezes à rede adversária e a se distanciar dos pernambucanos no placar, saindo de 9 x 9 para 9 x 12, com gol final do maior jogador de showbol da atualidade, o craque internacional Djalminha.

O secretário extraordinário da Copa, Amir Schwartz, entregou os troféus dos três times vencedores do torneio. “Esse evento é importante por permitir a entrada da cidade nos grandes roteiros do país e a gente vem trabalhando muito pra que isso aconteça”, declarou Schvartz. “Apesar de a gente ter treinado durante apenas três dias, chegamos à final, o que pra nós já muito gratificante”, confessou Edson, jogador da equipe de Pernambuco, que já vestiu as camisas dos três grandes da capital pernambucana.