NOTÍCIAS

Cultura | 02.05.12 - 13h39

Sementeira: o berçário verde do Recife

[caption id="attachment_17487" align="alignleft" width="334" caption="Sementeira de Casa Amarela Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Cultivando plantas, árvores e flores de 100 espécies diferentes, a Sementeira de Casa Amarela produziu cerca de 10 mil mudas nos últimos três meses

A capital pernambucana já se caracteriza como uma cidade cosmopolita. Com seu 1,5 milhão de habitantes, economia crescente e arquitetura que mixa o antigo e o contemporâneo, o verde não cedeu lugar ao concreto. E é a Sementeira de Casa Amarela, da Prefeitura do Recife, que contribui decisivamente no papel de preservar espécies através do cultivo e distribuição de mudas nativas das mais diferentes partes do mundo.

Prestando um serviço que beneficia toda a população, a Sementeira é um verdadeiro berçário das plantas, árvores e flores que fazem vibrar as cores da Cidade. A Sementeira fica alojada em um terreno de, aproximadamente, 2 hectares, na Rua Conselheiro Nabuco, por trás do Sítio Trindade, em Casa Amarela. Lá 30 funcionários fazem os trabalhos de manutenção das quase 100 espécies que ocupam o ambiente, até que elas sejam transferidas para as mais diversas partes do Recife. Acácias, flambloyanzinhos, felícios, palmeiras, cajueiros, mangueiras, entre outras espécies estão em cultivo no local.

Nos últimos três meses, mais de 10 mil mudas foram produzidas e serão plantadas nas ruas da Cidade durante o inverno de 2012. Para ajudar nesse serviço, os cidadãos recifenses são importantes colaboradores. É através do telefone 156 que são feitas as solicitações de plantio de mudas ou de tratamento de árvores "doentes". Após o pedido, um técnico irá até o local para verificar se a área reune condições adequadas para o crescimento do vegetal. "O acompanhamento técnico é fundamental. Às vezes, a população planta uma árvore sem critério e isso gera problemas no futuro como calçadas quebradas, galhos em contato com a fiação elétrica e até danos ao muro da residência. Nossa equipe faz justamente uma análise para verificar qual a espécie mais indicada para o local", explica o gerente da Sementeira, Renato Verçoza.

Visitação pública - A Sementeira é um espaço de visitação pública gratuita. Os maiores frequentadores do local são os estudantes das escolas privadas ou públicas, entre municipais e estaduais, que aprendem sobre o funcionamento da Sementeira. Lá as crianças e adolescentes ficam a par do passo-a-passo das 5 etapas que envolvem todo o processo. “Fazemos o recolhimento das sementes das espécies nas ruas, colocamos nos viveiros e depois que as sementes brotam e se desenvolvem, são transplantadas para os sacos plásticos pequenos, depois para os maiores até que tenham atingido o tamanho ideal para irem para as ruas”, explica Miguel Breckenfeld, um dos técnicos da Sementeira.

Serviço
Sementeira de Casa Amarela
Rua Conselheiro Nabuco, por trás do Sítio Trindade
Horários de visitas: segunda a sexta, das 8h às 16h e sábados, das 7h às 11h
Contatos: 3355-3066 (telefone da sementeira) ou 156 (solicitação de plantios)