Prefeitura terá estande no 8º Feirão de Imóveis da Caixa
Pelo 4º ano consecutivo, a Prefeitura do Recife terá participação no Feirão de Imóveis da Caixa Econômica Federal (CEF), cuja 8ª edição acontece neste final de semana (sexta, sábado e domingo), das 9h às 20h, no pavilhão principal do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. No estande municipal, de 16 metros quadrados, que será montado pela Secretaria de Habitação, estarão expostos dados e fotografias de seis dos 23 conjuntos habitacionais entregues pela atual gestão desde 2009, a exemplo do Clube do Automóvel, no Cordeiro, Dom Hélder, no Brejo de Beberibe, e Via Mangue III, no bairro do Pina.
No local os visitantes também poderão conferir vídeos institucionais sobre a capital pernambucana e diversos projetos e ações realizados pela Prefeitura em vários bairros da cidade. O estande será inaugurado nesta sexta-feira, a partir das 9h, com a presença do secretário de Habitação, Sebastião Rufino, diretores da pasta e convidados.
Com a participação de construtoras, imobiliárias, cartórios de imóveis e outros parceiros, a exemplo da PCR, o Feirão de Imóveis é uma ótima oportunidade para quem deseja concretizar o sonho da casa própria ou investir na compra de casas e apartamentos. Com eventos semelhantes marcados para 13 grandes cidades do País entre os meses de maio e junho, a Caixa promete crédito imobiliário com juros competitivos, atraindo ainda mais a atenção do consumidor.
Outra vantagem de visitar o Centro de Convenções neste final de semana será a grande variedade de imóveis novos e usados, de todos os tamanhos, preços e localizações que estarão expostos. Além disso, o consumidor terá contato direto com os agentes que formam a cadeia habitacional brasileira, incluindo corretores de imóveis e técnicos do banco federal responsáveis pela análise e liberação dos financiamentos.
De acordo com o secretário de Habitação do Recife, Sebastião Rufino, a participação da Prefeitura será uma boa oportunidade para atual gestão mostrar o que vem sendo feito na cidade, tanto na área habitacional, quanto em outras áreas. “O Recife tem uma dos maiores programas de habitação popular do País. Já entregamos 23 conjuntos e o objetivo é atingir a marca de 39, beneficiando milhares de famílias”, ressalta o secretário.
Saiba mais - Com recursos e projetos próprios envolvendo diversas secretarias e órgãos ou em parceria com os governos Estadual e Federal e financiamentos externos (Banco Mundial), a PCR já contabilizou, desde janeiro de 2009, investimentos em habitação popular superiores a R$ 148 milhões, num total de 23 habitacionais já entregues, beneficiando 3.086 famílias.
Autogestão - A Prefeitura do Recife mantém um acompanhamento social dos conjuntos e núcleos habitacionais entregues durante o prazo de um ano após a entrega das chaves e, depois desse prazo, de acordo com o surgimento de demandas específicas solicitadas pelos moradores. Durante os primeiros 12 meses são desenvolvidas campanhas de orientação visando estimular a formação de comissões de moradores ou associações de autogestão.
O objetivo é dotar cada um desses conjuntos de regras básicas de convivência coletiva e regulamentos internos que possibilitem o fortalecimento de laços comunitários e de boa vizinhança.
Todas as famílias que passam a ocupar os diversos habitacionais inaugurados pelo município não se tornam proprietárias do imóvel, mas recebem apenas autorização de concessão de uso, sendo proibido qualquer tipo de repasse. Em todos os casos, as famílias cadastradas estão cientes da proibição.