Professores da Academia da Cidade participam de capacitação para lidar com os portadores de HIV
Por Tádzio Estevam
A segunda etapa da capacitação que irá aumentar a percepção dos profissionais que atuam nos polos da Academia da Cidade para lidar com usuários portadores do vírus HIV e Aids acontecerá nesta sexta-feira (04). O encontro inicia às 8h30, no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento, que também acontecerá no período da tarde, às 14h30, segue uma recomendação do Ministério da Saúde e tem como parceiros o Governo do Estado e o Município.
Um dos objetivos da capacitação é desenvolver linhas de cuidados específicos para os portadores do vírus com vistas a um acompanhamento mais adequado e mais acesso aos serviços municipais de saúde. A primeira etapa ocorreu no último dia 27 de abril e contou com a presença dos 150 profissionais e estudantes de educação física e nutrição que compõem o programa Academia da Cidade, existente no Recife desde 2002.
Nesta sexta, os professores participarão de dois módulos. O primeiro vai abordar a capacitação no serviço e educação permanente. O segundo módulo irá falar sobre o estigma, preconceito e sexualidade. Por meio dessa capacitação, os profissionais do programa passarão a lidar com os usuários que frequentam os espaços de promoção de saúde, lazer e atividades físicas que são portadores do vírus.
Além de técnicos experientes das esferas municipal e estadual e do terceiro setor, o evento contará com a participação de profissionais de referência em todo o País, como os infectologistas Heverton Zambrini (Hospital Heliópolis/SP) e Érika Ferrari (Unifesp/SP). Também serão palestrantes o educador físico Giovanni Nardin (Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS); e a nutricionista Nacle Nabak (Centro de Referência em DST/Aids de Campinas/SP).
Programação
04 de maio
8h: Conversa com Café
9h / 14h: Boas-vindas
9h30 / 14h30: Gênero e sexualidade
(Jô Menezes e Juliana César – ONG Gestos)
11h / 16h30: Diversidade sexual e cidadania
(Rildo Veras – assessoria especial do governador para Diversidade Sexual/PE)
05 de maio
8h30: Abertura
9h: HIV e Aids – Sintomas e fases da doença, tratamento e lipodistrofia
(Heverton Zambrini – médico infectologista do Hospital Heliópolis/SP)
11h30: HIV e Aids – Síndrome Metabólica e alterações osteoarticulares
(Érika Ferrari – médica infectologista da Unifesp/SP)
14h: Atividades físicas e exercícios para pessoas vivendo com HIV e aids (PVHA) - benefícios, definições e indicações
(Giovanni Nardin – educador físico do Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS)
16h: Nutrição em HIV e aids e Atividade Física – alimentação saudável, avaliação nutricional e necessidades nutricionais para PVHA
(Nacle Nabak – nutricionista do Centro de Referência em DST/Aids de Campinas /SP)