NOTÍCIAS

Cultura | 07.05.12 - 13h25

Usuários do metrô conferem exposição sobre futebol pernambucano

[caption id="attachment_17940" align="alignleft" width="334" caption="Exposição também terá palestras para abordar temas educativos. Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

Quem passar pela Estação Central do Metrô do Recife a partir desta segunda-feira (7) tem um motivo forte para desacelerar o passo e desfrutar do trajeto de uma forma diferente. No local, acontece a 2ª Mostra do Futebol de Pernambuco, que tem chamado bastante atenção dos usuários. A exposição segue até o próximo sábado (12), e tem o patrocínio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e da Secretaria Extraordinária da Copa, Governo de Pernambuco e o apoio da CBTU-Metrorec, Federação de Futebol de Pernambuco e da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco.

Além da temática futebolística, com o destaque para exibição de uniformes e bolas que contam a história da modalidade em Pernambuco, a exposição terá palestras para abordar temas educativos relacionados ao transporte público. “Nosso objetivo é abranger o tema e relacionar cidadania ao esporte, com foco na utilização do transporte público”, disse um dos organizadores do evento, Renato Cunha, que antecipou: “Queremos, ainda, tornar exposição itinerante, para levarmos às escolas, tornar essa paixão que temos pelo futebol uma fonte de cultura e educação. Até porque, a Copa do Mundo está chegando e precisamos evoluir nossa maneira de lidar com eventos esportivos de grande porte”.

A importância da preservação dos meios de transporte e as mudanças no sistema de transporte para a Copa do Mundo 2014 serão discutidas por representantes das Secretarias do Município e Estado, Polícia Militar, Juizado do Torcedor, empresas privadas e representantes de torcidas locais. Na próxima sexta-feira (11), das 16h às 18h, o tema abordado será a Mobilidade Urbana: Cronograma de Obras para a Copa 2014, com a participação dos secretários da Copa do Recife, Amir Schvartz e de Pernambuco, Ricardo Leitão.

O autônomo, Luiz Fernando Pimentel, que de segunda à sexta-feira passa pelo local, gostou da iniciativa e pretende conferir as palestras para se informar melhor. “É uma oportunidade boa de saber o que estas mudanças abordadas na mídia vão significar para a população e para os clubes pernambucanos. Torço para que o nosso futebol evolua e se torne cada vez mais competitivo”, afirmou.