NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.12 - 09h51

Ação de limpeza dos canais entra na reta final

[caption id="attachment_18084" align="alignleft" width="334" caption="Trabalho faz parte da Operação Inverno 2012. Foto: Carlos Oliveira"][/caption]

Desde dezembro do ano passado, cerca de 80% da limpeza nos 66 canais já foi concluída. Também foram desobstruídas as galerias de 80 vias

Iniciada no final do ano passado, a limpeza de canais (macrodrenagem) segue em ritmo acelerado. Dos 66 canais que cortam a cidade 46 já foram desobstruídos. O trabalho, cujo objetivo evitar alagamentos e obstruções danosas à saúde da população, faz parte da Operação Inverno 2012, que este ano recebeu R$ 133 milhões de investimento.

A limpeza que já passou pelos bairros de Santo Amaro, Água Fria, Joana Bezerra, Arruda, Bomba do Hemetério, Dois Irmãos, Nova Descoberta, Engenho do Meio, entre outros. Nesta semana, a ação segue com a desobstrução dos canais: São Sebastião (Água Fria); João Francisco (Bomba do Hemetério); Ary Peter (Arruda); Córrego da Areia (Nova Descoberta); Jardim Teresópolis (Várzea); Riacho Camaragibe (Caxangá); Curado/Planeta dos Macacos e Continental (Jardim São Paulo); Manduzinho (Totó); Vila dos Milagres e Jardim Monte Verde (Cohab); Setúbal (Boa Viagem) e Vila São João (Apipucos).

Paralela à ação preventiva nos canais, a microdrenagem também vem passando por manutenção. Desde que foi iniciada a Operação Inverno 2012, mutirões de limpeza de galerias beneficiaram 80 ruas e avenidas. O trabalho continua nesta semana nos bairros de Nova Descoberta, Guabiraba, Totó e Centro. “Já limpamos 46 canais e o restante está em fase avançada. Ou seja, 80% do trabalho preventivo já foi concluído na macrodrenagem. A limpeza dos canais e galerias é uma parte importante da Operação Inverno, que neste ano, foi antecipada em dois meses para dar maior segurança à população”, detalha o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Além da desobstrução da rede de canais e galerias, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) atua em outra frente para minimizar os efeitos causados pelas chuvas. Obras de drenagem na Rua Conde D'eu, localizada no bairro de Santo Amaro, na Rua Samuel Campelo com a Rua 48, no bairro do Espinheiro, e na Rua Olívia Menelau, na Imbiribeira, já foram concluídas. Foram ampliadas as tubulações de galerias dessas vias, aumentando a capacidade de escoamento e minimizando possíveis alagamentos.