NOTÍCIAS

Cultura | 10.05.12 - 15h47

Prefeito João da Costa empossa 200 novos Guardas Municipais

Com a posse, Recife será a capital do Nordeste com maior número de guardas municipais nas ruas

[caption id="attachment_18191" align="alignleft" width="334" caption="Nomeação é uma das principais medidas do Plano de Ações para o Trânsito. Foto: Fernando Silva"][/caption]

O Recife contará com um reforço para enfrentar os desafios do trânsito. O prefeito João da Costa, empossou, na manhã desta quinta-feira (10), no Teatro de Santa Isabel, 200 novos guardas municipais, que serão incorporados ao efetivo de agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A nomeação é uma das principais medidas do Plano de Ações para o Trânsito lançado no ano passado pela Prefeitura do Recife.

Para o prefeito João da Costa, a nomeação é importante para a fluidez do trânsito. “Após o nomeação, o Recife será a capital do Nordeste com maior número de agentes de trânsito nas ruas. A contratação de 200 novos agentes irá diminuir os problemas de congestionamento. O ideal é que passemos menos tempo no trânsito. Os guardas municipais foram treinados para orientar pedestres e fiscalizar os motoristas. Temos um compromisso de melhorar o tráfego no Recife”, declarou o prefeito.

 

Além do monitoramento, fiscalização do trânsito e a notificação de automóveis que cometam infrações, os guardas municipais irão garantir a circulação de veículos, realizarão bloqueios e interdições de vias. Os funcionários da CTTU também foram capacitados para atender inúmeras ocorrências como colisões e atropelamentos.

A expectativa é que dentro de um mês, os novos guardas municipais estarão nas ruas. De acordo com Maria de Pompéia, presidenta da CTTU, durante o exercício da função, os novos servidores serão acompanhados por agentes experientes. “Estamos tentando atender a necessidade do trânsito recifense. A fiscalização irá aumentar nos pontos de estrangulamento. Para adquirir experiência e garantir um trabalho de qualidade, vamos misturar os novatos com os antigos guardas".

Representando os formandos, a Juliana Souto falou da oportunidade e garantiu que os formandos estão preparados para o trabalho.  “Estamos prontos para desempenharmos nossa função. Vamos trabalhar para melhorar o trânsito da cidade. Depois de muitos estudos e dedicação, conquistamos nossa vaga. Quero agradecer ao prefeito pela iniciativa”, declarou.

Reforço - Em 2011, houve um aumento de 100 guardas para fiscalização nas principais vias da cidade. Com o acréscimo do número de agentes, que passará de 400 para 600, Recife terá um aumento de 50% no monitoramento do tráfego. Com isso, existirá a inserção de novos pontos fixos de monitoramento, a exemplo das avenidas Boa Viagem e Guararapes.