Crianças dos Círculos Populares participam de treino com Seleção Brasileira de futsal
Um grupo de 50 crianças e adolescentes terá a oportunidade de trocar ideias e até de disputar jogadas com o maior atleta de futsal do mundo, Falcão, e outros craques da Seleção Brasileira, que disputam, no próximo sábado (12), um amistoso internacional contra Costa Rica. O encontro com os ídolos acontece nesta sexta (11), às 9h, no Ginásio Geraldão, e tem por objetivo estimular as crianças a praticarem esportes tendo como espelho exemplos bem-sucedidos.
O grupo tem faixa etária de 10 a 14 anos e faz parte dos Círculos Populares de Esporte e Lazer, programa da Prefeitura do Recife que oferece oficinas esportivas gratuitas em todas as regiões do Recife. No encontro, inicialmente as crianças conversarão sobre a experiência internacional dos atletas e a importância da prática esportiva para o bem estar e inclusão social. Depois da vivência, a garotada assistirá o treino preparatório para o amistoso que a Seleção fará no dia seguinte, às 10h, com Costa Rica.
Segundo o assessor técnico do Geraldão, Jorge Rafael, a troca de experiências entre as crianças dos Círculos Populares e craques do esporte nacional tem sido uma forma de cativar ainda mais os participantes do projeto. “Neste ano as crianças que participam dos Círculos Populares já participaram de vivências com o judoca medalhista olímpico Carlos Honorato e com craques do showbol. A idéia é justamente trazer referências nacionais do esporte para servir de estímulo para essas crianças continuarem a praticar esportes e manter uma vida saudável”, explica o assessor.
Círculos Populares – O programa tem o objetivo de promover aprendizagens relacionadas à cultura corporal e esportiva, além de incentivar a auto-organização comunitária a partir do lazer e do esporte. São oferecidas oficinas esportivas e de lazer - teatro, dança, percussão, capoeira, break dance, skate, futebol de campo, futsal, judô, karatê, ginástica artística entre outras. As atividades têm alcance amplo e de forma descentralizada já que ocorrem no Geraldão, Centros e Núcleos de Esporte e Lazer dos bairros da cidade, nos Centros Sociais Urbanos e em outros equipamentos públicos como praças, parques, quadras e campos de várzea em toda a cidade.