NOTÍCIAS

| 10.05.12 - 16h43

Reforma da USF Vila do Sesi beneficiará 3.600 famílias

Investimento será de R$ 83 mil e contemplará toda a estrutura física. Expectativa é que o posto de saúde esteja revitalizado já no próximo mês

Por Tádzio Estevam

[caption id="attachment_18204" align="alignleft" width="334" caption="A unidade está passando por uma reforma ampla, que compreende toda a estrtura física. Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

As cerca de 3.600 famílias moradoras da Vila do Sesi, localizada no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, receberão em breve as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade. Orçada em R$ 83 mil, a unidade – própria do Município -, está passando por um processo de reforma que compreende toda a estrutura física, melhorando ainda mais a qualidade do serviço prestado pela Secretaria de Saúde do Recife aos moradores usuários do Programa Saúde da Família (PSF).

As obras de melhoria começaram no mês de abril deste ano e deverão ser concluídas até o final de junho. Entre as ações estão a construção de um novo telhado, mais alto e mais resistente; a adequação de toda estrutura física dos consultórios médicos e mais a sala de odontologia que irá abrigar mais uma Equipe de Saúde Bucal. Também será criado um novo ambiente, o escovódromo, para as crianças terem noções adequadas de escovação. O posto receberá ainda azulejos e pintura nova.

Enquanto a reforma não é concluída, os usuários estão sendo atendidos num outro endereço bem próximo ao posto, na Rua Ribeirão Vermelho. No local, a população conta com três equipes de Saúde da Família formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e duas de Saúde Bucal com dentistas, técnicos e auxiliares, todas funcionando plenamente. Elas garantem serviços como acolhimento – realizado todas as segundas, quartas e sextas-feiras -; consultas médicas, uma média de 40 por dia; puericultura; pré-natal; grupos de gestantes, hipertensos e diabéticos, intensificação do Programa Saúde na Escola; visitas domiciliares dos médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Saúde Bucal, realizando consultas médicas e curativos.

Dona Marluce de Lima, moradora da Rua Ribeirão Vermelho, local onde está funcionando a sede provisória do posto, disse que o serviço não alterou em nada na sua rotina. “Sempre fui atendida pelo posto e nunca tive problemas. Aqui a gente se consulta, recebe a receita para pegar os medicamentos na policlínica Arnaldo Marques, faz exames de prevenção, toma vacina, cuida dos nossos filhos e ainda recebe os médicos, enfermeiros, dentistas e agentes em casa também. Digo isso porque tenho um pai de 82 anos que sempre é atendido pelos médicos e enfermeiros, seja em casa ou no próprio posto”, disse.

A Unidade de Saúde da Família Vila do Sesi atende às recomendações do Ministério da Saúde no que se refere à estrutura física. Nela funcionam seis consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de curativo, vacinação, prevenção, acolhimento, além de rampas de acesso para os portadores de deficiência física.