NOTÍCIAS

Cultura | 11.05.12 - 19h30

Lição de Vida: mães retornam às salas de aula

Estimuladas pelo avanço na educação dos filhos, 360 mães voltam à escola e dão exemplo de força de vontade  

[caption id="attachment_18319" align="alignleft" width="334" caption="Programa Lição de Vida viabiliza essa qualificação, oferecendo cursos de alfabetização para mães de crianças e adolescentes. Foto: Carlos Augusto"][/caption]

Pelo simples fato de serem mães elas já merecem a homenagem que terão no próximo domingo, 13 de maio. O trabalho diário e a incansável luta em gerir uma casa, acordar cedo e deixar os filhos na escola ou na creche, correr para o trabalho, e voltar à noite, cansadas, e ainda continuar com os cuidados com a prole e com a casa, muitas vezes sozinhas, sem um companheiro, não é brincadeira.

Agora, imagine fazer tudo isso e ainda ter fôlego para ir à escola. É esse o cotidiano de 360 mães recifenses beneficiárias do Bolsa Escola Municipal, que matricularam-se no Programa Lição de Vida, da Prefeitura do Recife, em busca do conhecimento há alguns anos deixado para trás para dar lugar à educação de seus filhos. O “Lição” agrega as ações dos programas Brasil Alfabetizado, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido nas escolas municipais.

O lema “nunca é tarde para aprender” tornou-se a bandeira levantada por essas empregadas domésticas, manicures, cabeleireiras, diaristas e tantas outras profissionais donas de casa. Elas foram incentivadas pelo avanço na aprendizagem dos filhos e pela oferta da Educação para Jovens e Adultos, para atenderem a uma exigência do mercado e ao desejo de realização pessoal, voltando às bancas escolares, ou mesmo frenquentando-as pela primeira vez, algumas delas na própria escola onde estudam os filhos.

Reunidas na Escola Municipal Professor José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra, algumas dessas “guerreiras” se encontraram para discutir um trabalho de classe. Entre elas, estava a vendedora autônoma, Valdenice Santos, de 48 anos, que parou de estudar no 4º ano e voltou à escola agora, em 2012, para cursar o Lição de Vida. Dona Val escolheu a Costa Porto por ser próxima de sua casa, no mesmo bairro.

Lá estudam seus filhos, Breno, de 14 anos, aluno do 8º ano, e Brenda, de 10, no 4º ano. “A minha expectativa em elevar os meus conhecimentos é conseguir um emprego fixo para melhorar a renda da família e também acompanhar o desenvolvimento dos meus filhos na escola. Isto é dever de todos os pais”, defende. Brenda, a filha, revela: “Tenho muito orgulho de ver a minha mãe estudar. Estamos ajudando uma à outra”, conta a menina, que faz a lição de casa junto à mãe.

Outra estudante do Lição de Vida, Cristiane Andrade, 32, mãe de três filhos – Lúcio, 16; Ednaldo, 13; e Danilo, 8 – avalia que é importante saber ler e escrever e acompanhar o desenvolvimento dos filhos. “No fim, todos seremos beneficiados”, almeja.

De acordo com a vice-dirigente da unidade educacional, Roberta Soares, a procura pelo Programa é cada vez maior. “O Lição de Vida permite que os pais possam acompanhar o conteúdo que o professor está ensinando em sala de aula. Nós sabemos o quanto é importante que a família participe das tarefas de casa, afinal a família é o maior suporte na educação dos filhos”, afirma. Na Escola José da Costa Porto, cerca de 80 mães e pais estudam durante o período noturno em três salas de aula do Programa. Segundo a vice-dirigente, 80% desses alunos matricularam seu filho na unidade educacional.

A Gerência da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife é a responsável pelo acompanhamento dos estudantes do Programa Lição de Vida. Além da matrícula das participantes, existe um acompanhamento pedagógico no desenvolvimento das aulas e uma articulação com as escolas e professores envolvidos.

A Educação de Jovens e Adultos vem mobilizando vários cidadãos, encorajando-os a deixar o conforto dos seus lares, todas as noites, para voltar às saudosas salas de aula. O Programa Lição de Vida viabiliza essa qualificação, oferecendo cursos de alfabetização para mães de crianças e adolescentes inscritos no Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM).

O Lição de Vida existe na Rede Municipal de Ensino desde 2004. Quando foi implantado era chamado de Brasil Alfabetizado. Em 2009, passou a ser intitulado de Programa Lição de Vida. Ao todo, 1.100 adultos são atendidos, em 43 locais como escolas, clubes e associações de bairros. Os estudantes, após serem alfabetizados, ingressam nos primeiros módulos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde concluem o Ensino Fundamental. Para se inscrever no Lição de Vida, basta dirigir-se a alguma unidade educacional, apresentando CPF, RG e comprovante de residência.

Serviço:
Programa Lição de Vida
Gerência de Educação de Jovens e Adultos
Informações: (81) 3355-5961