NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.12 - 15h18

Curso de culinária capacitou 15 ex-moradores de rua

Nove deles moravam na Praça Maciel Pinheiro, que sofreu intervenção no último mês de março

[caption id="attachment_18511" align="alignleft" width="334" caption="O curso teve duração de 30 dias e foi realizado no Centro de População de Rua. Foto: Irandi Souza"][/caption]

Aconteceu, nesta terça-feira (15), o encerramento do curso de culinária promovido pela parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (SAS) e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), voltado para pessoas que viviam em situação de rua. O curso teve duração de um mês e foi realizado no novo Centro de População de Rua (Centro POP) mantido pela SAS, situado na Rua da Glória, bairro da Boa Vista.

Dos 15 alunos que receberam certificados de conclusão, nove deles são ex-moradores de rua que ficavam na praça Maciel Pinheiro. O local sofreu uma requalificação no último mês de março e as pessoas que lá moravam foram encaminhadas para abrigos e casas de acolhimento da rede do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).

Para que possamos fazer a acolhida da população de rua, é necessário não apenas retirá-la da situação de risco. É preciso, também, dar condições para que as pessoas possam ter sua autonomia e isso depende, sobretudo, de qualificação profissional e apoio psicológico. São nesses dois eixos que investimos”, disse a secretária da SAS, Niédja Queiroz.

Os alunos, que receberam, além dos certificados, material com receitas e fardamento, apresentaram três pratos da cozinha afro-brasileira: moqueca de peixe, bobó de frango e galinha ao molho pardo. O tema veio do projeto Juventude de Terreiro, mantido pela SDHSC. “Também convidamos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pois nossa ideia é cadastrar os alunos e propiciar a oportunidade de inseri-los no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora de projetos da Secretaria de Direitos Humanos, Rafaela Moura.

Um dos beneficiados pela ação foi Jucélio Elias Rodrigues, 29 anos. “Passei bastante tempo morando na rua, mas agora pude sair do uso das drogas e estou tendo essa oportunidade boa, fazendo o curso e procurando uma chance de melhorar. Tudo está uma maravilha e, se Deus quiser, vou arranjar um emprego”, declarou.