NOTÍCIAS

| 31.05.12 - 16h41

Saúde do Homem chega à comunidade de Jardim São Paulo

[caption id="attachment_19492" align="alignleft" width="334" caption="Consultas, palestras e outros serviços abordaram a saúde masculina. Foto: José Alves"][/caption]

Por Clarissa Macau

A importância da saúde do homem foi ressaltada na manhã desta quinta-feira (31) durante uma ação exclusiva para o público masculino envolvendo palestras, consultas e vários outros serviços médicos promovidos pelas Unidades de Saúde da Família de Jardim São Paulo, Zona Sudoeste do Recife. A mobilização aconteceu nas USFs Planeta dos Macacos I e II e contou com a participação de mais de 100 usuários. A equipe composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e Agentes Comunitários de Saúde garantiram o atendimento.

De acordo com os profissionais das unidades, devido ao corre-corre do cotidiano muitos homens esquecem de cuidar da saúde. Para motivar a reflexão, a iniciativa da Secretaria da Saúde junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveu palestras abordando os temas: malefícios do cigarro, perigo da hipertensão e dos diabetes.

Os homens presentes usufruíram dos serviços de aferição de pressão, teste de glicose e atualização da carteira de vacinas com vacinação contra hepatite B, tétano e tríplice viral. No local, também foram feitas escutas qualitativas para rastreamento e encaminhamento para exames laboratoriais.

Segundo a médica da unidade, Maria Bioca “infelizmente ainda é cultural o homem achar que é forte a ponto de nunca adoecer, ou pelo menos querer parecer que nunca adoece e, assim, evitar consultas para saúde. Por isso, ações como essa são essenciais para conscientizar esse público”.  Bioca ainda lembrou que hipertensão e diabetes são as maiores causas de doença na população masculina.

O aposentado Daniel Barbosa, 66 anos, estava nas proximidades da USF Planeta dos Macacos I e decidiu conferir o evento. “Nunca fiz nenhum exame na minha vida, até que hoje uma agente de saúde me chamou para participar desse mutirão e acabei descobrindo que tenho pressão alta. Já recebi o encaminhamento e vou me tratar”, disse.