Recife se destaca no I Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras
Saiu a Carta Rio +20 pela Sustentabilidade. Resultado do I Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, o documento foi finalizado na tarde desta quinta (17) e reafirma todos os compromissos da Declaração das Cidades e Assentamentos Humanos no Novo Milênio, aprovada pela ONU.
Marcelo Rodrigues, secretário de Meio Ambiente do Recife, apresentou o PRAV (Projeto de Revitalização e Implantação de Área Verde), que se destacou diante dos demais projetos apresentados pela sua inovação e mobilização do capital privado em prol do benefício coletivo. “Nós apresentamos uma ferramenta inédita entre as cidades brasileiras. O PRAV é uma saída para o verde.”, ressalta o gestor. O projeto recebeu elogios diretos dos secretários de Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge Martins, do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz e de Porto alegre, Luis Fernando Vachia.
Já Eduardo Brandão, secretário de meio ambiente de Brasília, procurou Marcelo Rodrigues com o intuito de implantar uma parceria entre as duas capitais, por considerar nosso projeto muito completo, por que vai além do Código Florestal, contemplando todos os aspectos ambientais, e de resultados concretos. “É necessário avançar na integração de nível local no processo de governança para a sustentabilidade. Recife coloca-se agora na ponta das capitais brasileiras com esse modelo exitoso de compensação ambiental.”, conclui Marcelo.