NOTÍCIAS

Cultura | 21.05.12 - 16h17

Educação oferece formação em Língua Portuguesa para 2.023 professores

A capacitação contempla educadores do 1º e 2º Ciclos da Rede Municipal de Ensino

[caption id="attachment_18845" align="alignleft" width="334" caption="Capacitação encerra no dia 1 de junho. Foto: José Alves"][/caption]

Começou na manhã desta segunda-feira (21) mais um módulo da Formação Continuada promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente. A capacitação, em Lígua Portuguesa, atende a 2.023 professores do 1º e 2º Ciclos da Rede Municipal do Recife e ocorre no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, de 21 a 25 de maio, e encerrando no dia 1 de junho, sempre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A qualificação é ministrada pela equipe de professores do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste módulo estão sendo abordadas as temáticas de planejamento de ensino e assuntos específicos em Língua Portuguesa. “Essa formação é de grande relevância, pois os professores estão tendo contato com a teoria, numa sequência de estudos, com assuntos interligados, valorizando o conhecimento e a continuidade, para melhorar o atendimento aos alunos de Rede Municipal”, ressaltou a diretora Geral de Ensino e Formação Docente, Joana Andrade.

Segundo a Pedagoga e Mestre em Educação do Ceel, Bárbara Elizabeth, 25 anos, as formações são importantes para solidificar a dinâmica acadêmica. “É importante que através desse espaço de estudo eles possam pensar e vislumbrar novas práticas, para trabalhar com os alunos em sala de aula”.

A Secretaria de Educação do Recife oferece Formação continuada para os docentes – em Matemática ou Língua Portuguesa – de maneira alternada e mensal, de acordo com o programa de valorização do magistério. Para a professora da Escola Municipal Lutadores do Bem, Elieci Andrade, 40 anos, “a formação é um direito adquirido junto à Secretaria de Educação e possibilita a troca de experiências, além de ser um lugar de aprimoramento das práticas de ensino”.