Prefeitura inicia ação de limpeza nos mangues do Rio Capibaribe
Nesta terça-feira (22), a Prefeitura do Recife deu início a uma ação de limpeza das margens do Rio Capibaribe no Cais da Aurora. A meta do serviço, que acontece periodicamente, é deixar limpos os manguezais da área entre a Ponte da Boa Vista e a Ponte do Limoeiro. O trabalho vai até a próxima quinta (24), sempre das 8h às 15h.
Para esta ação foi mobilizada uma equipe da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) que irá atuar com 20 garis por dia. “As pessoas não têm ideia da quantidade de lixo que ficam nos mangues e prejudicam não só a vegetação como a fauna do lugar. Fazemos este trabalho a cada 45 dias e recolhemos toneladas de lixo e entulhos que são descartados irregularmente no leito do rio. Só agora pela manhã já retiramos pedaços de madeira e até um botijão de gás”, disse Avelino Pontes, gerente de fiscalização da Emlurb.
O trabalho mais intenso de limpeza das margens do Rio é feito de acordo com a tábua de marés, pois, é preciso que o nível da água esteja baixo, porém, todos os dias, através de barcas, a Emlurb faz o recolhimento de resíduos nas margens e no leito do rio. A expectativa para esta ação, que vai até a quinta-feira (24), é recolher cerca de oito toneladas de lixo e entulhos.
Recentemente a Prefeitura promoveu duas grandes ações de limpeza no Capibaribe. Em setembro de 2011 e em março deste ano, foram mobilizados 60 homens e um barco para remoção dos resíduos. Após recolher o lixo, os materiais foram repassados aos catadores dos núcleos de triagem da PCR. O objetivo foi de sensibilizar as pessoas quanto ao lixo retornável à cadeia produtiva, gerando benefícios sociais, ambientais e financeiros para a sociedade.