Dircon retira ocupações irregulares em área pública de Boa Viagem
Uma ocupação ilegal formada por 47 barracos foi retirada de cima do túnel Augusto Lucena, na Avenida Desembargador José Neves, em Boa Viagem. A operação, coordenada pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon), aconteceu de forma pacífica, com início às 6h30 desta quarta-feira (23) e envolveu vários órgãos municipais, além da Polícia Militar de Pernambuco.
A ação para retirada dos equipamentos instalados indevidamente às margens do canal do Jordão estava sendo articulada há três meses por técnicos da Dircon, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Segundo dados do levantamento, o local invadido tem apontado indícios de aumento de violência e crimes na área. Outra informação do estudo ressalta que barracos estavam sendo repassados através de aluguel. Inclusive, a polícia já foi informada de pessoas que estavam se beneficiando de espaço público.
De acordo com a secretária de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria de Biase, além de estarem ocupando uma área imprópria para a habitação, não edificante, os moradores, principalmente as crianças, estavam correndo sérios riscos com acidentes. “No local as pessoas estavam expostas à alta velocidade dos veículos que circulam pela via”, ressalta Maria de Biase.
Durante o trabalho de desocupação não houve incidentes. A Dircon disponibilizou equipes de assistentes sociais, além de veículos para transportar móveis e utensílios para o endereço informado pelo morador. Muitas pessoas recolheram no local seus pertences e levaram para residências nas proximidades da invasão. Aqueles que não indicaram um endereço tiveram os móveis recolhidos para o depósito da Dircon, onde poderão ser retirados posteriormente. Toda a madeira e papelão encontrados no local foram recolhidos pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Também participam da operação SAMU, Guarda Municipal, policiais militares do Batalhão de Choque, Rádio Patrulha e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).