População do Recife conta com postos extras de vacinação contra a gripe
Pontos volantes funcionarão em bairros como Afogados, Beberibe, Casa Forte, Encruzilhada e Torre
A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 1o de junho. A Prefeitura do Recife aproveita a ampliação do prazo para chamar a atenção dos integrantes do público alvo, mais suscetível à doença, sobre a importância de receber a dose que minimiza tanto a mortalidade como as complicações e internações decorrentes do vírus Influenza.
Na capital pernambucana, cerca de 249,5 mil pessoas fazem parte do perfil definido pelo Governo Federal, cuja meta é atingir pelo menos 80% das gestantes, idosos, crianças com idade entre seis e 24 meses e profissionais de categoriais específicas da saúde – o equivalente a aproximadamente 200 mil indivíduos. Até esta sexta-feira (25), quando se encerraria inicialmente a 14a edição da mobilização nacional, mais de 122 mil residentes do Recife já foram beneficiados.
Para facilitar o acesso de todos, além de contar com as unidades da rede municipal, moradores do município podem procurar postos volantes instalados em locais de grande circulação de pessoas. Entre os pontos estão o Mercado da Encruzilhada, Parque da Jaqueira, Praça da Convenção (Beberibe) e supermercados da cidade funcionando em bairros como Torre, Casa Amarela, Boa Viagem, Afogados e Arruda.
“É interessante que a população não deixe para se vacinar apenas nos últimos dias da campanha. Além de evitar filas, ela antecipa o fortalecimento do sistema imunológico. Ainda mais agora, com a aproximação do inverno e a chegada do período das chuvas, que provocam aglomerado de pessoas e facilitam a transmissão de doenças como a gripe”, comentou Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa de Imunização do Recife.
A dose fornecida este ano protege contra os três principais vírus da doença que circulam no Hemisfério Sul, incluindo o da Gripe A (H1N1). Quem faz parte do público alvo deve procurar as unidades de saúde e assegurar a imunização mesmo já tendo recebido a vacina em anos anteriores. Ela não deverá ser tomada por pessoas com gripe e febre, alérgicas à proteína do ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave ao produto em outras situações.
Elizabeth Azoubel ressalta um aspecto para o qual pais e responsáveis por crianças com idade entre seis e 24 meses precisam estar atentos. “Aquelas que tomaram a vacina no ano passado devem receber apenas uma dose agora, já que a composição é a mesma do distribuído em 2011. As que serão imunizadas pela primeira vez contra a doença em 2012 tomarão duas doses. A segunda deverá ser administrada com intervalo de 30 dias entre as aplicações”, detalhou.
Saiba onde estão instalados e os dias e horários de funcionamento dos postos volantes de vacinação AQUI