NOTÍCIAS

| 25.05.12 - 16h09

PSE promove 1ª Feira em Saúde na escola Profª Elizabeth Sales

O evento faz parte das ações promovidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa das Secretarias de Educação e de Saúde

 Por Edgar Lima

[caption id="attachment_19177" align="alignleft" width="334" caption="Evento faz parte das ações promovidas pelo Programa Saúde na Escola. Foto: José Alves"][/caption]

Durante toda esta sexta (25) a Escola Municipal Profª Elizabeth Sales Coutinho de Barros, no Bairro dos Torrões, recebeu a 1ª Feira em Saúde.  O evento faz parte das ações promovidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), das Secretarias de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e de Saúde da Prefeitura do Recife.  

Na programação, palestras ministradas por médicos e agentes comunitários de saúde, da Unidade de Saúde Vietnã, que abordam as temáticas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), utilização de métodos contraceptivos, voltadas às mães, além de combate à dengue.

“Essa é uma ação educativa para a prevenção de doenças, que integra a escola e a comunidade, e nela buscamos melhorar a qualidade de vida das famílias e dos alunos e suas famílias”, informou a gerente de Serviços para Ações Complementares da Secretaria de Educação, Elusa Barros.

A população contou, também, com serviços de corte de cabelo e manicure, executados por estudantes e professores da Escola Profissionalizante do Bongi, do Bairro de San Martin, além da exibição de filmes e apresentação de teatro de fantoches para os 325 estudantes da unidade escolar - que oferece o Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e dezenas de mães, pais, responsáveis e comunidade em geral.

“Nós vamos intensificar as ações promovidas pelo PSE, nas escolas da Rede Municipal que participam do programa. Pretedemos realizar avaliações globais nas crianças, com nutricionistas, oftalmologistas, odontólogos”, revela Elusa.

Para Ana Cristina, 31 anos, mãe de Renan Henrique, estudante do 4º ano, “essa feira é de grande importância para aprendermos a combater a dengue e a evitar diversas DSTs”. O evento contou ainda com a participação da Brinquedoteca Participativa (Seel), que promoveu oficinas de produção de brinquedos a partir de materias recicláveis. “Estamos participando dessa ação, ensinando as crianças a produzirem brinquedos com custo baixo, educando-as para o reaproveitamento de materias reciclados”, ressaltou a gerente da Brinquedoteca Participativa, Bernadete Alves.