NOTÍCIAS

| 25.05.12 - 20h10

Profissionais do Samu Recife recebem orientação sobre atendimento às pessoas em situação de rua

Qualificação é oferecida pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP)

Por Larissa Correia

Técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde participam, neste sábado (26), das 8h às 18h, de um novo módulo do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar/Suporte Básico de Vida. Promovidas pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC/SP), as aulas ocorrerão no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife (Rua Manoel Borba, 951, Boa Vista). Essa etapa do curso abordará o tópico Equidade em Saúde: População em Situação de Rua.

O conteúdo programático inclui temas como perfis epidemiológico e social e abordagem no atendimento às pessoas nessa condição social. A vida na rua e as urgências e emergências médicas também serão discutidas no treinamento.

A iniciativa deste fim de semana é parte do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do serviço e padronizar a assistência oferecida pelos profissionais do Samu do Brasil inteiro. Dividido em módulos teóricos e práticos, o curso engloba assuntos como traumas e emergências cirúrgicas, transporte aeromédico, acidentes com múltiplas vítimas e técnicas de salvamento e resgate, entre outros.

Valorização – A reciclagem e a qualificação permanentes dos profissionais é uma das prerrogativas da Secretaria Municipal de Saúde. Dentro dessa proposta, o NEP do Samu Recife promove capacitações constantes para equipes da rede municipal. Reanimação cardiopulmonar, traumas e emergências cirúrgicas neurológicas e abordagem no atendimento pré-hospitalar foram algumas das temáticas trabalhadas pelo Núcleo somente em maio.