NOTÍCIAS

| 01.08.12 - 16h40

Gestantes recebem orientações sobre aleitamento materno

Por Clarissa Macau

[caption id="attachment_23282" align="alignleft" width="334"] O evento teve o objetivo de esclarecer as dúvidas das futuras mamães e aconselhá-las sobre a importância e cuidados na hora de amamentar seus bebês. Foto: José Alves[/caption]

Com o início das atividades que marcam a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria da Saúde, por meio do Programa de Agentes Comunitários (PACS) da comunidade João de Barros, em Santo Amaro, realizou um café da manhã especial para gestantes do local na manhã desta quarta (01). O encontro aconteceu na Central de Alergologia, localizada na Avenida João de Barros.  O evento teve o objetivo de esclarecer as dúvidas das futuras mamães e aconselhá-las sobre a importância e cuidados na hora de amamentar seus bebês. Tudo isso por meio do filme “Muito mais do que amamentar uma criança”, produzido pela rede do Sistema Único de Saúde. A ação reuniu mais de 50 gestantes.
 
“Amamentar uma criança é muito mais do que simplesmente alimentar. É criar um laço entre mãe e filho e, principalmente, proporcionar saúde pelo resto de sua vida”, defendeu a ACS Violeta Aguiar. Ela também falou sobre a importância desse ato materno que deve durar no mínimo até o sexto mês da criança. Depois do café da manhã oferecido às gestantes, foram enfatizados pontos importantes sobre o aleitamento materno desde precauções como preparar os seios para alimentar o bebê – que devem ser lavados somente com o próprio leite e devidamente secos -, passando pela necessidade de acordar a criança a cada três horas, até o cuidado de prestar atenção em como posicioná-la visando seu bem-estar.  

Situações normais do período de aleitamento, mas que podem assustar quem nunca foi mãe, também foram discutidas, a exemplo do colostro, o leite de baixo volume. “Logo na primeira semana que as glândulas mamárias produzem o leite, ele vem em forma de uma aguinha chamada colostro, que muitas vezes assustam algumas mulheres desavisadas que pensam que o seu leite está com problema, mas não tem nada disso. Nós apontamos aqui que esse líquido serve como uma primeira vacina para o bebê constituída de proteínas, anticorpos e sais minerais que servem para imunizar o bebê”, explicou a também ACS do PACS de João de Barros e acompanhante, Maria Cândida. E ela ainda completa: “Depois o leite fica na sua aparência mais conhecida, branquinho, e já com a gordura que supre a fome do filho”.
 
A Vanessa Gomes, 19 anos, está grádiva de cinco meses e compareceu à ação acompanhada pelo marido, Ronildo Acioly. “Para mães marinheiras de primeira viagem essa iniciativa é muito útil. Fico feliz de participar e conseguir cada vez mais conhecimento com a ajuda das ACS sobre como ter uma vida mais saudável junto ao meu filho que vai nascer em breve”, comentou Vanessa sobre a importância do evento.