Mulheres do Recife elegem prioridades na Plenária Anual do Orçamento Participativo
Dia democrático para as mulheres do Recife que se reuniram na tarde deste sábado (18), para participar da Plenária Anual de Temática para Mulheres do Orçamento Participativo (OP-Mulher-2012), realizada pela Prefeitura do Recife, no antigo Colégio Nóbrega, na Boa Vista. O objetivo do encontro foi eleger as ações prioritárias a serem desenvolvidas pela PCR para este público, além escolher as delegadas que irão acompanhar o andamento das propostas eleitas.
Ao todo, 880 mulheres das seis RPA’s da cidade participaram da reunião e debateram assuntos relacionados ao interesse delas. Durante o encontro, o público feminino escolheu as 57 delegadas que acompanharão as ações prioritárias. O primeiro lugar foi a Política de Participação e Controle Social, com ação de criar uma ouvidoria da mulher. Em segundo lugar, foi eleita a Assistência e Prevenção à Violência contra a mulher, que visa ampliar a política de habitação para as mulheres em situação de violência. Já o terceiro tema escolhido ficou com o Gênero, Trabalho e Renda, que tem a intenção de implementar projetos de apoio a geração de renda para as mulheres do Recife. Além disso, 57 mulheres foram eleitas delegadas.
A plenária contou com a participação da secretária da Mulher, Rejane Pereira, o coordenador do OP Maurilio Muniz, a diretora do Conselho da Mulher, Rosangela Santo e a diretora de articulação do OP, Rosana Soares. “Este evento é muito importante para reafirmar o compromisso da gestão e mostrar o poder de participação das mulheres da nossa cidade ao votar nas ações de melhoria para elas”, disse a titular da pasta Especial da Mulher. Já Mirian Cartel, uma das delegadas eleitas, espera que as ações votadas neste dia sejam colocadas em prática o quanto antes. “Nós mulheres temos que lutar por nossos objetivos políticos pensando num Recife melhor para todos”, declarou.
O som cultural do Grupo Flores do Capibaribe e do Maracatu Leão do Norte, da Várzea fizeram a animação das mulheres participantes da plenária, que também puderam visitar uma feirinha de artesanato instalada no local.