NOTÍCIAS

| 02.08.12 - 13h38

Exames gratuitos de tuberculose e hanseníase serão oferecidos nesta sexta no Córrego da Josélia

Ação conclui a semana de busca ativa realizada para detectar possíveis portadores das duas doenças em Nova Descoberta

Por Tádzio Estevam

O trabalho de busca ativa de possíveis portadores de hanseníase e tuberculose, realizado pela Secretaria de Saúde do Recife, e iniciado na última segunda-feira (30), no Córrego da Josélia, em Nova Descoberta, será concluído nesta sexta-feira (03), com a realização de exames que serão realizados gratuitamente na comunidade. A ação acontecerá na Associação de Moradores da comunidade a partir das 9h.

Durante toda a semana, técnicos das coordenações municipais para as duas moléstias, acompanhados de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), visitarem os cerca de cinco mil moradores do Córrego para identificar, sensibilizar e convidá-los para os exames que serão realizados por médicos especializados no assunto. No primeiro dia da busca foram distribuídos potes coletores para escarros – no caso dos possíveis portadores de tuberculose -, e fichas de autoimagem para os que possam ter indícios de hanseníase. Na última quarta-feira (01), algumas palestras de esclarecimento foram realizadas na associação.

Durante a realização dos exames nesta sexta, os casos positivos para as doenças serão encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde. O tratamento para as duas doenças poderá ser feito nas 121 Unidades de Saúde do Município. Os casos mais graves serão encaminhados para as unidades de referência.

A Prefeitura do Recife incentiva ações como essa que tem como objetivo aproximar as comunidades do esclarecimento a respeito da saúde, a fim de destacar principalmente a importância do diagnóstico precoce e a possibilidade de tratamento e cura.