NOTÍCIAS

| 07.08.12 - 16h21

Maternidade Professor Barros Lima encerra Semana de Aleitamento Materno unindo saúde e cultura

[caption id="attachment_23682" align="alignleft" width="334"] A ação contou com palestras e apresentação teatral. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

Evento mobilizou profissionais e usuários da unidade da Prefeitura do Recife

Maria Duarte de Barros

A Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, recebeu na manhã desta terça-feira (07) o Coral de Flautas São José, que animou o encerramento das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno. A ação, que também contou com palestras e apresentação teatral, fechou a programação da Prefeitura do Recife para celebrar a data. Foram sete dias de ações, realizadas em diversos estabelecimentos da rede municipal de saúde.

O clima de festa invadiu a unidade. Foram palestras e mostras de vídeos, além de exposição de fotos. Depois disso, as usuárias e profissionais participaram de rodas de conversa e assistiram apresentações artísticas. O movimento aconteceu na sala de espera da maternidade, mobilizando tanto mulheres que já haviam passado pela experiência, como gestantes e até seus acompanhantes.

Uma das discussões foi mediada pela farmacêutica Almerice Lopes, 31 anos, cuja primeira gestação foi acompanhada na unidade. Ela falou sobre experiência com a amamentação, sua dificuldade de adaptação nas duas primeiras semanas depois do parto e contou como foi possível superar obstáculos em prol de oferecer um aleitamento de qualidade para seu bebê. “Aprendi como a amamentação foi importante no crescimento da minha filha. Ela mamou quase oito meses e hoje nem mesmo sofre com resfriados”, destacou Almereice, que ainda doou leite materno durante três meses.

Na sequência, as presentes puderam tirar dúvidas sobre questões como o estímulo das mamas e a alimentação da mãe. As enfermeiras do centro de saúde aproveitaram a ocasião para desmistificar algumas ‘receitas caseiras’ levadas pelas usuárias para a conversa.

“É comum que as pacientes, principalmente de primeira viagem, questionem sobre o uso de pomadas, compressas ou objetos estimulantes, pois é um ensinamento culturalmente passado por gerações. Contudo, a orientação que passamos é a preparação antecipada, desde o pré-natal, com muita paciência e massagens que ensinamos na própria maternidade”, explicou a enfermeira Rossana Perruci.

Encerrando a ação, o Coral São José executou a música Eu sei que vou te amar. A canção foi intercalada por uma leitura de cordel sobre o tema do dia. O texto em rima teve complemento de uma peça teatral, que tratou desde gravidez na adolescência até a relação de afeto entre mães e filhos. A esquete destacou ainda a importância do diálogo aberto sobre sexo e saúde da mulher e ainda a necessidade de apoio emocional para toda a família com a chegada de um novo integrante.