Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.06.16 - 18h26

Prefeito recebe representantes do movimento LGBT para discutir políticas públicas

img_alt

Encontro aconteceu no gabinete do prefeito, na tarde desta quinta-feira (30). (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Diálogo e troca de experiências para a construção de políticas públicas ainda mais efetivas. Foi com esse objetivo que o prefeito Geraldo Julio recebeu na tarde desta quinta-feira (30) com representantes de dez organizações do movimento LGBT no Recife para estreitar laços na construção da política que vem sendo executada e conjunto com a comunidade desde 2013. A construção da mesa contemplou representantes de todos os segmentos que compõem o movimento LGBT. 

"Essa reunião foi sobre um tema que afeta a vida de milhões e milhões de pessoas em todo o mundo, que é a questão LGBT, e no Recife não é diferente. Temos avançado muito em questões importantes que afetam objetivamente a vida dessas pessoas no sentido da garantia e reconhecimento de direitos básicos, acesso à saúde e independência financeira, mas sobretudo avançamos e precisamos avançar ainda mais na questão da conscientização das pessoas. Fico muito satisfeito com esse momento de diálogo e vamos continuar conversando para fazermos isso juntos", defendeu o prefeito Geraldo Julio. 

Na reunião, os movimentos tiveram a oportunidade de se aprofundar na política pública executada pelo município, capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, mas que abarcam ações integradas em áreas como Saúde, Educação, Cidadania, Emprego e Renda entre outras. Foram elencadas ações como a implantação do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT,  os Mutirões de Emprego e Renda específicos voltados para a população LGBT, o Projeto "Por Uma Escola Livre, Aberta e Transformada, programa de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino sobre Gênero e Orientação Sexual, o I Casamento Civil Coletivo Homoafetivo, entre outras ações que são realizadas desde 2013.

"O mais importante deste encontro foi o reconhecimento dos movimentos sociais LGBT, com reprsentantes de todas as siglas, em relação às ações executadas de 2013 até agora como fortalecimento da política. Fizemos uma prestação de contas ao segmento e pudemos ouvi-los também.", avaliou a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna. 

Os representantes do movimento LGBT tiveram a oportunidade de colocar diretamente para o prefeito Geraldo Julio suas pautas e demandas, como a questão da realização das Paradas da Diversidade e a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para LGBT, que depende da aprovação de um Projeto de Lei do Executivo já enviado para a Câmara pelo prefeito Geraldo Julio. " Foi um encontro muito positivo para o movimento. O prefeito teve a sensibilidade de escutar e hoje avançamos muito. Foi um momento de conversar e dizer 'vocÊs tem que estar junto com a gente para construir políticas públicas para a população LGBT juntos' e isso é muito importante", avaliou Cleto Machado, representante da Rede Reação, do Ibura.