Profissionais da Academia da Cidade recebem fardamento para atuação nos 31 polos do programa
Equipes ainda passaram por uma capacitação sobre hipertensão arterial
Por Clarissa Macau
Professores do Programa Academia da Cidade foram contemplados pela Prefeitura do Recife com a entrega de fardamentos novos para o desenvolvimento das atividades nos 31 polos da iniciativa municipal. Depois de ganhar seus uniformes na manhã desta sexta-feira (10), o primeiro grupo de profissionais participou de uma sensibilização sobre hipertensão arterial. A mobilização ocorreu no auditório Francisco Santiago, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. A estratégia será repetida ao longo da tarde.
As opções de fardas incluem camisas polo e regata, bermuda e calças compridas, todas em versões masculinas e femininas. A Secretaria de Saúde do Recife investiu cerca de R$ 17,2 mil na aquisição dos uniformes. Ao todo, foram produzidas 1.260 peças, que serão utilizadas nos próximos seis meses.
De acordo com a gerente da Academia da Cidade, Geanine Barros, o fardamento é uma importante forma de identificação para quem orienta os usuários. “Esse material disponibilizado pela Prefeitura do Recife funciona como um elo de harmonia nas comunidades, passando a idéia pacífica de respeito, que convém aos professores”, comentou. “Hoje, damos mais um passo para a consolidação da estratégia do Programa Saúde da Família. Estamos atualizando os nossos profissionais para melhor atender à população”, afirmou.
O professor Anderson Rodrigues foi convidado para apresentar seu trabalho de mestrado sobre recomendações para exercícios com pessoas hipertensas. Durante a abordagem foram discutidos aspectos como conceitos, definições e tratamento da doença. “Quem tem hipertensão arterial deve evitar atividades vigorosas, com muito peso e impacto. E é sempre bom lembrar que os portadores do problema necessitam de acompanhamento médico”, ressaltou.
Atuante no polo em funcionamento no Parque 13 de maio e no albergue terapêutico Jandira Masur, a professora de educação física Dayana Guedes valorizou a realização do evento. “A farda que ganhamos traz uma ideia de cuidado para quem está sendo instruído por nós. E palestras como a de hoje servem para prestar esclarecimentos que melhoram o nosso atendimento para a população, reciclando nossas informações sobre saúde e exercícios”, completou