NOTÍCIAS

| 10.08.12 - 16h59

Profissionais da Academia da Cidade recebem fardamento para atuação nos 31 polos do programa

Equipes ainda passaram por uma capacitação sobre hipertensão arterial

Por Clarissa Macau

[caption id="attachment_24039" align="alignleft" width="334"] Novo uniformes dos profissionais da Academia da Cidade foram entregues nesta sexta-feira (10). Foto: Lú Streithorst[/caption]

Professores do Programa Academia da Cidade foram contemplados pela Prefeitura do Recife com a entrega de fardamentos novos para o desenvolvimento das atividades nos 31 polos da iniciativa municipal. Depois de ganhar seus uniformes na manhã desta sexta-feira (10), o primeiro grupo de profissionais participou de uma sensibilização sobre hipertensão arterial. A mobilização ocorreu no auditório Francisco Santiago, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. A estratégia será repetida ao longo da tarde.

As opções de fardas incluem camisas polo e regata, bermuda e calças compridas, todas em versões masculinas e femininas. A Secretaria de Saúde do Recife investiu cerca de R$ 17,2 mil na aquisição dos uniformes. Ao todo, foram produzidas 1.260 peças, que serão utilizadas nos próximos seis meses.

De acordo com a gerente da Academia da Cidade, Geanine Barros, o fardamento é uma importante forma de identificação para quem orienta os usuários. “Esse material disponibilizado pela Prefeitura do Recife funciona como um elo de harmonia nas comunidades, passando a idéia pacífica de respeito, que convém aos professores”, comentou. “Hoje, damos mais um passo para a consolidação da estratégia do Programa Saúde da Família. Estamos atualizando os nossos profissionais para melhor atender à população”, afirmou.

O professor Anderson Rodrigues foi convidado para apresentar seu trabalho de mestrado sobre recomendações para exercícios com pessoas hipertensas. Durante a abordagem foram discutidos aspectos como conceitos, definições e tratamento da doença. “Quem tem hipertensão arterial deve evitar atividades vigorosas, com muito peso e impacto. E é sempre bom lembrar que os portadores do problema necessitam de acompanhamento médico”, ressaltou.  

Atuante no polo em funcionamento no Parque 13 de maio e no albergue terapêutico Jandira Masur, a professora de educação física Dayana Guedes valorizou a realização do evento. “A farda que ganhamos traz uma ideia de cuidado para quem está sendo instruído por nós. E palestras como a de hoje servem para prestar esclarecimentos que melhoram o nosso atendimento para a população, reciclando nossas informações sobre saúde e exercícios”, completou