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Cultura | 20.08.12 - 16h08

Educadores municipais estudam habilidades de aprendizagem associadas a livros didáticos

[caption id="attachment_24501" align="alignleft" width="334"] Cerca de 2,6 mil educadores participarão da formação, que segue até o dia 30 de agosto. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

A partir desta segunda (20) até dia 30 de agosto, 2,6 mil educadores participarão da formação no Centro Paulo Freire, na Madalena

Começou, nesta segunda-feira (20), no Centro Paulo Freire, na Madalena, a formação O Planejamento do ensino e temas específicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, para professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. Promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Gerência de 1º e 2º ciclos, a capacitação iniciou com Língua Portuguesa, trabalhando com os educadores os direitos de aprendizagem dos estudantes (antigas competências de aprendizagem) atrelados ao uso dos livros didáticos.

No total, serão formados 2,6 mil educadores que atuam do 1º e 5º ano do ensino funadamental na Rede. A capacitação acontece em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Uma das formadoras vinculada ao Centro, Renata de Andrade, explica o estudo iniciado nesta segunda. "Essa é a terceira formação este ano. Já havia acontecido em maio e em junho. Vamos mostrar ao professor que é possível parear a teoria do livro didático às metas de aprendizado estipuladas para um determinado ano", destacou.

Professora do 3º ano do 1º ciclo da Escola Municipal do Jordão, Cláudia Portela define a importância da formação explicando que é um acréscimo na formação pedagógica dos educadores da Rede Municipal. "A professora que ministra é excelente; ela é pesquisadora na área de planejamento. Estou muito animada com o curso”, disse.

Serão estudadas algumas habilidades durante os dez dias de formação: Apropriação do sistema alfabético de escrita (Como diferenciar letras de números e outros símbolos); Leitura (Compreensão de textos lidos por outras pessoas e reconhecimento do assunto do texto); Produção de textos (Organização do texto, dividindo-o em capítulos, tópicos ou parágrafos); Linguagem oral (Reconhecimento de variações linguísticas, valorizando as diferenças regionais) e Análise linguística (Conhecimento de diferentes suportes textuais, reconhecendo suas características), entre outras competências.