Banda Sinfônica homenageia brasileiros vencedores nas Olimpíadas de Londres
Antecipado para esta quarta-feira (22), concerto presta homenagem, de forma especial, à pernambucana Yane Marques, ganhadora de uma medalha histórica
Escrita por um dos mestres de trilhas sonoras para o cinema, John Williams, para ser o tema oficial das Olimpíadas de Los Angeles, de 1984, a música Olympic Fanfare and Theme, que terminou se transformando numa espécie de símbolo sonoro dos jogos olímpicos, é uma das atrações do repertório do VI Concerto Oficial – Temporada 2012, da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, às 20h, desta quarta-feira (22), no Teatro de Santa Isabel.
Com regência do maestro Nenéu Liberalquino e entrada franca, o concerto homenageia os atletas brasileiros vencedores das Olimpíadas de Londres 2012, especialmente Yane Marques. A atleta pernambucana entrou para a história do atletismo nacional ao conquistar uma inédita medalha de bronze na prova de Pentatlo Moderno.
Marcado pelo ecletismo, o concerto apresentará outras obras que, embora não tenham sido compostas para jogos olímpicos, expressam um clima de energia e vibração – como A Festive Overture, de Alfred Reed, e o tema do filme O Gladiador, de Hans Zimmer e Lisa Gerrard – e incursionará por clássicos de diversos gêneros musicais, a exemplo de Águas de Março, de Antônio Carlos Jobim; Copacabana, de Braguinha e Alberto R. da Vinha; e Odeon, de Ernesto Nazareth.
Neste concerto a Banda Sinfônica tem repertório formado ainda pelas seguintes obras e coletâneas: Harlem Nocturne, de Earle Hagen (com solo de sax alto de Eliúdo Pereira, da Banda Sinfônica) e Recorded by Sinatra, com grandes sucessos do cantor e ator norte-americano, compostos por diversos autores.