Samu Recife e Secretaria de Defesa Social completam um ano de resgate aeromédico
Parceria já contabilizou cerca de 600 atendimentos médicos de urgência durante esse período
Por Junior Aguiar
A parceria entre o Samu Recife e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) no resgate aeromédico completa um ano de prestação de serviço à população da capital e Região Metropolitana. Para comemorar a data, uma sessão solene acontecerá na próxima quarta-feira (22) no Aeroclube de Pernambuco, no bairro do Pina, a partir das 15h, onde haverá uma palestra ministrada pelo médico e diácono Geraldo de Sá Carneiro Filho que abordará a relação entre ciência e fé. O secretário municipal de Saúde, Humberto Antunes, além do coordenador geral do serviço móvel de urgência, Leonardo Gomes, prestigiarão o encontro.
O resgate aéreo, executado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), já realizou cerca de 600 atendimentos médicos de urgência durante esse período. O serviço pré-hospitalar por meio do helicóptero do Governo do Estado - cuja autonomia de vôo atinge três horas o que equivale a 640 quilômetros de deslocamento sem pausa para abastecer -, facilita o acesso das equipes de resgate do Samu em lugares de difícil acesso que exijam um melhor tempo resposta desde o chamado da ocorrência até a chegada ao ponto onde estão as vítimas e ao pronto socorro mais próximo do local do acidente.
Outra parceria semelhante permite ao Samu realizar, desde 2007, o atendimento com uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal. O convênio já realizou cerca de 1,3 mil atendimentos conjuntos. Atualmente, a média mensal por helicóptero é de 30 intervenções. A tripulação em cada um é composta por piloto, operador de vôo, médico e enfermeiro.
“A parceria garante mais atendimento de urgência à população. Por meio desse serviço, o Recife conseguiu posição de destaque no cenário nacional de acolhimento às vitimas. Como é um atendimento pelo ar permite a chegada muito mais rápida da equipe otimizando o amparo dos acidentados”, comentou o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.
O serviço funciona das 7h às 17h, de domingo a domingo. Todos os profissionais que atuam nos convênios são qualificados e passam permanentemente por capacitações, cursos, treinamentos e simulados específicos realizados pela própria Secretaria Municipal de Saúde.
Aeronave – O helicóptero usado na parceria Samu Recife/SDS é um Esquilo AS 350 B2, com autonomia de voo de três horas – o que representa 660 quilômetros de deslocamento sem pausa para reabastecer. Normalmente, ele percorre 18 quilômetros a cada cinco minutos. Equivale a dizer que, saindo do hangar na Zona Sul da Cidade, o veículo chegaria numa ocorrência hipotética em Igarassu em dez minutos. Além de no Grande Recife, o equipamento já foi enviado para atendimentos em outras cidades de Pernambuco e mesmo estados vizinhos, como Alagoas e Paraíba.
Ainda participarão do evento o diretor Geral de Atenção à Saúde do Recife, Rodrigo Cariri e a assessora Executiva da pasta, Aexalgina Tavares. O Aeroclube de Pernambuco fica na Rua Thomé Gibson, s/n, Pina.