NOTÍCIAS

Cultura | 23.08.12 - 16h33

Profissionais de saúde do Recife recebem capacitação sobre trânsito

Palestra do gerente de educação para o trânsito visa orientar o público sobre como transitar de maneira segura

Nesta sexta-feira (24), será realizado a partir das 8h, no auditório Capiba da Prefeitura do Recife, o evento Pedalando com Segurança. Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Direitos Humanos e Segurança Cidadã e Serviços Públicos, essa última, representada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O evento está inserido no projeto Intervenção no Recife para a Prevenção dos Acidentes de Trânsito entre os Trabalhadores Ciclistas, desenvolvido pela Coordenação de Prevenção aos Acidentes e Violência do Município (Copav) e lançado pela Secretaria de Saúde no mês de julho.

O objetivo principal do projeto é conscientizar a população que utiliza os serviços municipais como os pólos da Academia da Cidade e as escolas atendidas pelo Programa Saúde na Escola, além de motoristas, pedestres e, principalmente, os ciclistas, sobre os cuidados que se deve ter no trânsito. Participarão do evento Agentes Comunitários de Saúde, professores do programa Academia da Cidade, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), professores e gestores do PSE.

O Gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, fará uma palestra sobre a segurança necessária para a circulação de bicicletas pelas vias da cidade, focando em pontos como: equipamentos de segurança, direitos e deveres do ciclista e diferenças entre ciclovias e ciclofaixas. A palestra abordará a realidade do Recife em relação à violencia no trânsito e será explanada através de índices e gráficos.

“Tendo em vista que a Prefeitura da Cidade do Recife tem feito investimentos em ciclofaixas e ciclovias, esse trabalho vem para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho, ou de uso para o lazer, como por exemplo, os passeios noturnos, os quais aumentaram bastante na cidade”. Explica Irineu. A partir da palestra, serão abertas rodas de debates para problematizar os perigos da falta de segurança para os ciclistas.

Irineu ainda acrescenta sobre o público convocado para a palestra, “a reunião prevê a criação de uma rede de prevenção de acidentes com os ciclistas, através disso estaremos capacitando multiplicadores sobre o uso e importância da bicicleta como meio alternativo de locomoção saudável”, completa. Durante todo o dias, duas turmas participarão do encontro, que será realizado até as 17h.