NOTÍCIAS

| 23.08.12 - 17h19

Festival A Letra e a Voz comemora centenário de Nelson Rodrigues

[caption id="attachment_24690" align="alignleft" width="334"] Festival A letra e a Voz homenageia o pernambucano Nelson Rodrigues. Foto: Daniela Nader[/caption]

Programação do 10º. Festival Recifense de Literatura homenageia os 100 anos de nascimento do escritor, dramaturgo e jornalista pernambucano.

Há 100 anos, no dia 23 de agosto, nasceu o escritor, dramaturgo e jornalista pernambucano Nelson Rodrigues. Para comemorar o centenário do artista, o 10º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, além de homenagear Rodrigues, preparou uma programação para relembrar a obra do escritor. “Foi uma bela coincidência a data do centenário do nascimento de Nelson Rodrigues ser durante o período que tradicionalmente acontece o festival. Ter o artista como homenageado permite que a transversalidade entre as linguagens artísticas aconteça de uma forma ainda mais intensa nesta edição do A Letra e a Voz”, ressalta a Secretária de Cultura do Recife, Simone Figueiredo.

O festival, que acontece até o próximo dia 26 de agosto, aborda a temática Fronteiras do Real. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), e conta com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Fundação Itaú Social, e com o apoio do Paço Alfândega, Livraria Cultura, Livraria Jaqueira, Sesc, Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e Gráfica Santa Marta.

A obra de Nelson Rodrigues começou a ser abordada nessa quarta (22) com o debate Aqueles vestidos de noiva: em cena com Nelson Rodrigues, com Moisés Neto (PE) e João Denys (PE). Na sexta-feira (24), às 18h30, será realizado o debate Nelson Rodrigues: modos de pensar, com Luís Reis (PE), Luís Augusto Fischer (RS) e Ivana Moura (PE). As palestras e debates acontecem no auditório da Livraria Cultura, no Bairro do Recife.

A homenagem a Nelson Rodrigues continua com a mostra 100 Nelson, realizada em parceria com a Gerência de Audiovisual da Fundação de Cultura do Recife. No dia 23 de agosto, das 16h30 às 18h, será realizada, no auditório da Livraria Cultura, uma mesa-redonda sobre as adaptações da obra de Rodrigues para a linguagem do audiovisual com cineasta e roteirista carioca Neville D’Almeida.

No dia 24, às 19h50, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby), a mostra 100 Nelson Pensamento Imagem Cena continua com a exibição gratuita do filme Os Sete Gatinhos, de 1980, em 35mm, com argumento de Nelson Rodrigues, e direção e roteiro de Neville D’Almeida. O cineasta estará presente durante a sessão e conversará com o público após a exibição.

Programação em homenagem a Nelson Rodrigues

Palestras e debates

Dia 22-08

DAS 19H45 ÀS 21H

Aqueles vestidos de noiva: em cena com Nelson Rodrigues, com Moisés Neto (PE) e João Denys (PE), no auditório da Livraria Cultura, no Bairro do Recife.

Mostra 100 Nelson

Dia 23-08

Das 16h30 às 18h será realizada, no auditório da Livraria Cultura, uma mesa-redonda sobre as adaptações da obra de Rodrigues para a linguagem do audiovisual.

Dia 24-08

A mostra 100 Nelson continua no dia 24, às 19h50, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby), com a exibição gratuita do filme Os Sete Gatinhos, argumento de Nelson Rodrigues, e direção e roteiro de Neville D’Almeida.

Palestras e debates

Dia 24-08

18h30 às 19h45

Nelson Rodrigues: modos de pensar, com Luís Reis (PE), Luís Augusto Fischer (RS) e Ivana Moura (PE), no auditório da Livraria Cultura, no Bairro do Recife.