Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 07.07.16 - 16h46

Escritora Bruna Ranyere participa do Projeto Sextas Culturais da Mangabeira

img_alt

Criado em 2015, o projeto já contou com apresentações gratuitas de mais de 30 artistas da região, entre poetas, músicos, cantadores, cordelistas e atores circenses (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Cerca de 60 estudantes da Escola Municipal da Mangabeira participaram, nesta quinta-feira (07), de mais uma edição do projeto Sextas Culturais na Mangabeira. Antecipado em um dia em virtude do recesso escolar que se inicia na próxima segunda (11), o projeto teve como convidada a escritora e contadora de histórias, Bruna Ranyere, que prendeu a atenção das crianças durante a apresentação, arrancando aplausos de alunos, professores e funcionários.

Criado no ano passado por iniciativa da coordenadora pedagógica da escola, Elizangela Feitosa, o projeto já contou com apresentações gratuitas de mais de 30 artistas da região, entre poetas, músicos, cantadores, cordelistas e atores circenses. "Eu sempre levo minha filha para espetáculos culturais e tive a ideia de trazer esse universo criativo para dentro da nossa escola como forma de despertar nos alunos o amor pela leitura e escrita, além do respeito e carinho pela nossa cultura", explica a educadora. De acordo com a docente, os convites normalmente são feitos pelas redes sociais. "As respostas são quase sempre positivas, especialmente quando revelamos que o projeto é realizado em uma escola pública", acrescenta Elizangela.

Bruna Ranyere, que é natural de Sertânia, no Sertão do Estado,  participou do projeto pela terceira vez. "Eu acho essa proposta muito bacana e vejo aqui crianças com muito potencial e motivadas para aprender", ressaltou a escritora, que está preparando a publicação de seu primeiro livro, "Lá no Sertão", resultado de muita pesquisa sobre  cultura popular em viagens por cidades do interior de Pernambuco e de outros estados, como Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Isabel Vitória, 9 anos, foi uma das alunas que mais se empolgou na apresentação desta quinta. "Ela tem  um jeito gostoso de conversar com a gente e é muito engraçada", opinou. Já Isaías Cardozo, 9, apreciou as travessuras do personagem Tererê. "Foi bastante divertido", opinou. As Sextas Culturais na Mangabeira voltam em agosto,  após o recesso escolar.