Secretários de Finanças debatem estratégias para melhorar arrecadação e gestão dos recursos públicos
Assembleia da Abrasf segue até amanhã, no Recife Palace, em Boa Viagem
Por Cristina Ramos
A apresentação de casos de sucesso nas áreas jurídica e de tecnologia da informação foram os destaques, na manhã desta quinta-feira (30), no Hotel Recife Palace (Boa Viagem), durante a 3ª Assembleia Geral Ordinária de 2012, realizada pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) com apoio da Secretaria de Finanças do Recife. O encontro tem por objetivo debater sobre inovações e uniformização de procedimentos que proporcionem melhorias na arrecadação tributária e administração de recursos públicos.
Na abertura do evento, o presidente da Abrasf, Alexandre Cialdini (secretário de Finanças de Fortaleza), destacou a importância da troca de informações entre os municípios, com vistas à melhoria da gestão tributária e controle fiscal. Representando a Prefeitura do Recife, o auditor Antônio Gomes (diretor geral de Administração Tributária) e o analista de sistemas Homero Cavalcanti (coordenador de Projetos de Automação de Processos da Secretaria de Gestão da PCR) fizeram uma exposição sobre novidades e benefícios do Processo Eletrônico.
Os temas Sistema Integrado de Governo na busca permanente de instrumentos de inteligência fiscal e Boletim Jurídico, com uma abordagem sobre casos em tramitação no Supremo Tribunal Federal, foram tratados, respectivamente, por Tina Meurer (Secretaria de Ciência e Tecnologia de Florianópolis) e Ricardo Almeida (consultor jurídico da Abrasf). Em seguida, coube ao representante da Receita Federal, Flávio Vilela, falar sobre Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais.
A programação desta tarde inclui debates a respeito da Criação de Grupo de Trabalho sobre a Nova Contabilidade Pública; Resultados da Câmara Técnica Permanente e Fortalecimento do Planejamento Orçamentário e Administrativo Fiscal de Mudança do Clima no Brasil. A Nota Fiscal Eletrônica e uma mesa redonda sobre SPED Fiscal também estão na pauta de hoje da Assembleia da Abrasf. O evento, que conta com a participação secretários de Finanças, Receita, Fazenda e Tributação das capitais brasileiras, segue até amanhã (31), na capital pernambucana.