NOTÍCIAS

Cultura | 31.08.12 - 17h17

Exposição de Christina Machado apresenta obras de pacientes psiquiátricos no Dona Lindu

[caption id="attachment_25258" align="alignleft" width="334"] Artista expðe objetos de barro, instalação, pinturas, vídeos e fotografias. Foto: José Alves[/caption]

Exposição Minha Cabeça Nossa Natureza reúne trabalhos feitos pela artista, amigos e pacientes do Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano (Tamarineira) e de CAPs

A artista Christina Machado apresenta neste sábado (1º) a exposição Minha Cabeça Nossa Natureza na Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu - Boa Viagem. A mostra reúne diversos trabalhos realizados pela artista desde 2005 até o ano presente. São objetos de barro, instalação, pinturas, vídeos e fotografias criados com uma poética artística muito pessoal e ao mesmo tempo colaborativa. A maioria dos trabalhos foi produzida no atelier residência da artista fixado desde 2009 no Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano (Tamarineira). A abertura da exposição será realizada às 17h. O acesso é gratuito.    
 
Na mostra, o barro é o material presente em várias paredes brancas da Galeria Janete Costa. São pequenos objetos de diversas formas que reunidos trazem uma plasticidade impactante. Além da beleza estética, cada objeto moldado no barro remete a uma pessoa, suas histórias e seus sentimentos. Não há um tema definido. As pequenas obras são criações da relação da artista com pacientes do hospital da Tamarineira e usuários dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPs), que criaram as suas próprias obras.

Christina Machado explica que o trabalho é essencialmente artístico e permeado sempre pela liberdade, sem o objetivo de ser terapêutico.  “Eles entram se quiser no atelier, mas eu estou sempre convidando. A arte é uma ponte para chegar perto deles (pacientes). A argila é o elemento de união”, argumenta.

Na mostra, Christina agrupou diversos objetos produzidos por cada pessoa na parede, escrevendo a autoria de cada um, e assim compondo um mosaico multifacetado. “É uma instalação de sentimentos vivos. Cada expressão tem uma alegria, uma dor”, afirma. As figuras podem ser abstratas ou figurativas, remetendo a temas como família, fé, comida, armas e sexo, entre outros. Algumas peças contam com frases escritas no barro pela artista a partir dos relatos dos criadores revelando uma poética. “Eu penso apenas na sintonia de cada um com a plástica. Meu trato com eles é muito cauteloso. Eu não posso dizer mais do que eles me dizem”, destaca.

A exposição ainda traz a instalação Cama sem pé nem cabeça criada com camas de hospitais psiquiátricos; a série Minha Cabeça composta por cabeças de barro que remetem a cabeça da artista com interferência de amigos, pacientes do hospital da Tamarineira e usuários dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPs); uma série de auto-retratos de Christina inspirados nas cabeças de barro e retratos da artista; além de fotografias e vídeos, como o Artérias Vivas, de ações realizadas pela artista no Hospital, no Pátio de São Pedro e nas ruas da cidade durante vários anos; e conjunto de máscaras produzido em Paracambi (Rio de Janeiro) no Dia da Luta Antimanicomial em maio de 2011.

A exposição fica em cartaz na Galeria até 14 de outubro. A mostra foi produzida com patrocínio do Funcultura – Governo do Estado e apoio da Secretaria de Cultura do Recife. Quem quiser visitar a exposição acompanhado pela própria artista, pode ir à Galeria nas quintas-feiras, no horário das 15h às 17h.

SERVIÇO

Mostra Minha Cabeça Nossa Natureza, de Christina Machado

Abertura: sábado, 1º de setembro, às 17h

Galeria Janete Costa: Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem, s/ nº - Boa Viagem.

Visitação: 01 de setembro a 14 de outubro

Horário: de quarta a sexta, das 12h00 às 20h00, e sábados e domingos, das 10h00

às 20h00 (aberto ao público em geral).

De quarta a sexta, das 10h00 às 12h00 (exclusivo para escolas agendadas)

Entrada gratuita

Informações: 81 3355.9832