NOTÍCIAS

Cultura | 03.09.12 - 18h46

Secretário de Ciência e Tecnologia do Recife participa de Seminário da USP

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, participa, nesta terça-feira (4), às 10h30, do Simpósio Temático (ST) História da Astronomia: novas abordagens, atividade que compõe a programação do 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, em São Paulo.

No encontro, o gestor apresentará uma palestra sobre a história da astronomia nas Américas, no Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP). Realizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), o Seminário é o mais importante evento nacional da área, reunindo pesquisadores de diversas origens e especialidades e acontece entre os dias 3 e 6 de setembro.

Na ocasião, o secretário irá discorrer sobre as contribuições do alemão Jorge Marcgrave nas Américas durante o início do século XVII, período em que integrou a expedição de Maurício de Nassau no Recife. Além disso, apresentará o projeto para a implantação do Memorial Marcgrave no Recife.

O Simpósio Temático tem como principal objetivo propiciar a troca de informações e de experiências entre estudiosos da História da Astronomia, estimulando o surgimento de grupos de trabalho e de novas pesquisas na área, além do próprio fortalecimento da área de História das Ciências e da Tecnologia no Brasil.

Também participam do ST o representante do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Luiz Carlos Borges; da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Zaqueu Vieira Oliveira; da Universidade Federal Fluminense (UFF), Lívia Nascimento Monteiro; e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jefferson dos Santos Alves.

Mais informações sobre o 13º Seminário Nacional de História de Ciência e da Tecnologia e sua programação, aqui (http://www.13snhct.sbhc.org.br/)

Simpósio Temático – O ST História da Astronomia: novas abordagens terá como coordenadores os representante do MAST, Christina Helena Barboza; e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, Oscar Toshiaki Matsuura. O ST integra a rede de Simpósios Nacionais de História da Ciência e da Tecnologia, que constituem uma importante vitrine da produção brasileira.