Prefeitura lança Ciclo 2012-2014 do OP da Criança e do Adolescente
O Ciclo vai discutir e eleger prioridades para a melhoria das escolas da Rede Municipal de Ensino e comunidade
A Prefeitura do Recife lança nesta quinta-feira (6), a partir das 08h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, o Ciclo 2012-2014 do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente. O evento é um espaço privilegiado de exercício da cidadania, onde as crianças e jovens aprendem, desde cedo, os valores da participação popular, democracia e formação cidadã. E para isso nada melhor do que estar inserido no contexto de um dos maiores exemplos mundiais de gestão da participação popular: o premiado programa OP Recife.
As discussões e as escolhas das prioridades do OP Criança e Adolescente são destinadas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife. Cada uma das 221 escolas municipais elegerão dois estudantes – os delegados-mirins -, com idades entre 5 e 16 anos, sendo uma menina e um menino, com o acompanhamento do gestor ou vice da unidade educacional e o responsável pelo monitoramento do Programa na Escola.
O evento de amanhã iniciará às 8h, com a apresentação da bandinha da Gerência de Animação Cultural (Gac) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, que recepcionará os participantes.
O OP Criança e Adolescente tem como meta identificar, debater e propor ações para melhorar a escola e a comunidade, através das diversas formas da liberdade de expressão. As sugestões serão sistematizadas e organizadas em relatório. As quatro ações que mais se destacarem em cada unidade educacional, sendo 2 para a comunidade e 2 para a melhoria da escola, serão encaminhadas para exposição e votadas em cada unidade de ensino no dia 27 de setembro, mesma data em que serão eleitos os delegados-mirins.
Os resultados com as 4 ações e os nomes dos 2 representantes das escolas serão encaminhados para a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife entre 3 e 5 de outubro.
Histórico- O OP da Criança e do Adolescente é realizado de dois em dois anos, desde o ano de 2001. O Orçamento Participativo da Prefeitura do Recife, principal instrumento de democratização da administração pública da Cidade, conta, desde agosto de 2010, com o engajamento de cerca de 120 mil estudantes das escolas públicas municipais, na faixa etária dos 5 aos 16 anos. O calendário do OP da Criança e do Adolescente prevê a realização das plenárias nas escolas, de discussões e eleições das prioridades para a escola e para a Cidade durante dois anos.
No OP Criança, os estudantes têm um papel de destaque na construção de uma escola de qualidade. As plenárias regionais do OP Criança Ciclo 2009-2011 foram realizadas em todas as seis RPAs da Cidade, com a participação de todas as escolas da Rede. O mesmo acontece no Ciclo 2012-2014. Cada plenária reunirá, em média, 300 crianças e adolescentes em 6 plenárias realizadas em cada RPA do Recife.
O OP Criança e Adolescente integra o Ciclo do Orçamento Participativo do Recife que está dividido em 3 vertentes: a 1ª Chamada de OP Regional - são ações priorizadas especificamente para cada região por seus moradores com idade acima de 16 anos; a 2ª denominada Plenárias Temáticas - ações priorizadas por temas e grupos específicos; e a 3ª, o OP da Criança e do Adolescente, direcionada a estudantes na faixa etária de 6 - 16 anos que exercitam o protagonismo infanto-juvenil, propondo ações para a escola e para a comunidade.