Secretário de Ciência e Tecnologia do Recife participa de Seminário Nacional de Parques Tecnológicos
O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, apresenta, na tarde desta quarta-feira (19), um artigo sobre a Gestão municipal de fomento às cadeias produtivas com potencial de inovação. A apresentação acontece na sessão técnica paralela do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XX Workshop da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), promovido no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná.
O artigo, de autoria do gestor municipal e co-autoria da secretária executiva da SCTDE, Anita Dubeux, e o economista Abraham Sicsú, apresenta os resultados do estudo Inovações tecnológicas em cadeias produtivas selecionadas: oportunidades de negócios para o município do Recife. A pesquisa, desenvolvida por meio de uma parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e que está na segunda etapa, mostra o panorama econômico da cidade e o detalha informações sobre os principais arranjos produtivos do município.
Esse estudo tem o intuito de contribuir para a dinamização da economia do Recife e para a inovação tecnológica nas principais cadeias produtivas do município; de orientar a definição de oportunidades de negócios que surgem com os principais arranjos produtivos da cidade; e de subsidiar a formulação de propostas estratégicas de iniciativas governamentais para desenvolvimento dos clusters e fomento ao dinamismo econômico, com destaque para promoção da inovação tecnológica.
Como resultado da primeira etapa da pesquisa, houve a criação da Lei Municipal 17.762/11 que amplia a área do Porto Digital para o quadrilátero de Santo Amaro e estende os benefícios de redução do ISS para Indústria Criativa; a criação do Porto Mídia, incubadora empresas de Economia Criativa no Porto Digital; a inauguração da Sede Administrativa do Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (Parqtel); a formação do Grupo de Trabalho no Governo do Estado para criação do Parque de Biotecnologia no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP); e formação de Comitês Gestores para as cadeias produtivas Economia Criativa, Eletroeletrônicos e Fármacos.
O Seminário, que começou na última segunda (17) e segue até a sexta-feira (21), apresenta como tema principal: Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas: Revelando e Integrando Novas Rotas de Desenvolvimento. Além dos encontros paralelos, a programação inclui a realização de minicursos, workshops, sessões plenárias, entre outras atividades.
Desde a primeira edição, realizada em 1987, o Seminário Nacional tem servido como propulsor do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social.