NOTÍCIAS

Cultura | 24.09.12 - 15h10

Jovens da Funase concluem Oficina de Grafitagem promovida pela SDHSC

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), realizou, na manhã desta segunda-feira (24), a entrega dos Certificados de Conclusão da Oficina de Grafitagem a trinta jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A ação foi desenvolvida na própria Fundação, localizada no bairro do Bongi, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça.

O curso foi ministrado pela grafiteira Jouse Barata, integrante do Instituto de Desenvolvimento Brasileiro (INDEBRÁS), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos. A educadora orientou os trabalhos na perspectiva da ressocialização e sensibilização dos alunos, que participaram de atividades práticas e teóricas de grafite e hip hop, artes que estimulam o imaginário dos jovens e dos artistas de rua.

A atividade foi coordenada pela técnica da Diretoria de Segurança Cidadã da SDHSC, Jussara Leite, e contou com o apoio dos técnicos e gestores da Funase. De acordo com ela, a pasta vem desenvolvendo diversos trabalhos ao longo da gestão, com o objetivo de promover a cidadania. “Finalizamos mais uma ação oferecendo a essas pessoas a oportunidade de desenvolver suas habilidades com a arte da periferia. Ao saírem da instituição, eles poderão usar essa ferramenta para se reintegrar à sociedade, buscando novos horizontes de vida”, declarou Jussara Leite.

Para o presidente da Funase, Alberto Vinícius Melo do Nascimento, a ação tem a função de ajudar a revelar talentos e evitar que esses adolescentes retornem à criminalidade. "Considerando que o isolamento e o preconceito são os maiores problemas da vivência desses jovens aqui dentro, cada parceria firmada contribui bastante com o nosso trabalho”, completou o presidente.