NOTÍCIAS

Cultura | 25.09.12 - 13h44

João da Costa vistoria obras da Via Mangue

[caption id="attachment_26588" align="alignleft" width="334"] Na vistoria, o prefeito destacou a importância da obra viária para a cidade. Foto: Fernando Silva[/caption]

Gestor esteve, na manhã desta terça-feira (25), no trecho do complexo viário que envolve o entorno do Shopping RioMar e a comunidade Encanta Moça

Em vistoria realizada na manhã desta terça-feira (25), o prefeito João da Costa acompanhou de perto o andamento das obras da Via Mangue. O gestor esteve no complexo viário que está em andamento no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, no entorno do Shopping RioMar, e seguiu até a comunidade Encanta Moça. Esse é um dos trechos da Via Mangue, primeira via expressa do Recife e maior obra viária dos últimos 30 anos, que abrange recursos na ordem de R$ 433,2 milhões, numa parceira entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal.

No local visitado pelo prefeito, estão sendo feitas diversas intervenções, como o alargamento e a alça estaiada da Ponte Paulo Guerra, além da ligação com a comunidade Encanta Moça. Também estão incluídas as obras de pavimentação, drenagem e passeio de cinco ruas no local. “Estamos muito felizes com as transformações que estamos vendo aqui nesta região por conta das obras da Via Mangue, que estão indo num ritmo muito bom. Até o fim do ano, estaremos com quase a metade dessa intervenção pronta, fruto de um trabalho em parceria, com a captação de recursos junto ao Governo Federal e da competência da nossa equipe. Um trabalho grande e eficiente, que será muito importante para o futuro da cidade do Recife”, declarou o prefeito João da Costa, durante a vistoria.

No trecho visitado pelo prefeito, está em finalização o cravamento das estacas que darão sustentação ao primeiro dos três blocos da ponte estaiada que se ligará à Ponte Paulo Guerra, no Pina. Além disso, segue em andamento a construção da ligação com a comunidade Encanta Moça. Está também em fase de conclusão a cravação de estacas metálicas da fundação relativa a este trecho. Essas intervenções fazem parte da 2ª e 3ª etapa da Via Mangue e devem ser concluídas ao final da obra, em 2013. Já as obras de pavimentação das ruas República do Líbano, Marquês de Alegreto, Patrocínio, Barão de Santo Anjo, Dirceu Toscano, serão entregues no mês de outubro.


Via Mangue - Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. O projeto da Via Mangue prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km.

Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul. Além das intervenções viárias, o projeto contempla a construção de três habitacionais, que já foram entregues, contemplando, ao todo, 992 famílias que moravam em palafitas e locais próximos ao trajeto da via.

[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157631622116071"]