Estudantes escolhem prioridades para a escola e comunidade
Nas eleições do OP da Criança e do Adolescente também serão eleitos dois delegados-mirins por unidade, que vão representar as escolas nas plenárias
Por Edgar Lima
Durante todo o dia de hoje, os quase 70 mil estudantes entre 5 e 16 anos da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) estão exercendo o direito à cidadania e democracia. Eles participam das eleições das prioridades para suas escolas e comunidades, dentro do Ciclo 2012-2014 do Orçamento Participativo (OP) da Criança e do Adolescente.
As votações são realizadas em todas as 221 unidades educacionais da RMER. Cada uma das escolas está elegendo, também, os seus delegados-mirins (um menino e uma menina por unidade educacional), além das quatro prioridades, sendo duas da escola e duas da comunidade.
Na Escola Municipal Engenheiro Guilherme Diniz, situada na comunidade UR6 – Bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana -, cerca de 200 estudantes participaram do ato. Educandos da oficina de rádio, do projeto Mais Educação da unidade, auxiliaram no processo eleitoral, convidando os candidatos a delegados a apresentarem suas propostas para o eleitorado-mirim. Os eleitos terão o papel de identificar, debater e propor ações para melhorar a escola e a comunidade.
“Esse engajamento dos alunos é de suma importância, pois, através dele, exercita-se a cidadania e a democracia desde cedo, além de ajudar na promoção da reflexão dentro da sala de aula”, ressalta a vice-gestora da escola, Patrícia Gonçalves dos Santos. Para a educadora, “as escolhas feitas por eles ainda vão nos ajudar nas nossas metas de melhorias da unidade”.
Após apurados os resultados, as ações e os nomes dos representantes eleitos em cada escola serão encaminhadas para exposição e um relatório será entregue à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (Seel), entre os dias 3 e 5 de outubro, para a elaboração do orçamento em conjunto com as unidades.
O OP da Criança e do Adolescente tem como meta identificar, debater e propor ações para melhorar a escola e a comunidade, através das diversas formas da liberdade de expressão. O Programa é um espaço privilegiado de exercício da cidadania, onde as crianças e jovens aprendem, desde cedo, os valores da participação popular, democracia e formação cidadã.
“Sinto-me feliz em participar das eleições do OP Criança, pois através delas vamos poder escolher, nós mesmos, melhorias para a nossa escola e a comunidade em que moramos”, lembrou a estudante Maria Isabel, 9, do 4º ano.
As discussões e as escolhas das prioridades do OP Criança e Adolescente são destinadas exclusivamente aos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, que participarão de 6 plenárias em cada Região Político-Administrativa (RPA) da Cidade, com toda a comunidade escolar. As eleições continuam durante a tarde desta quinta, em toda a Rede.