NOTÍCIAS

Cultura | 01.10.12 - 17h09

PCR aproveita o Dia de Doação de Leite Humano para destacar serviço da rede municipal

Banco de Leite da Secretaria de Saúde do Recife funciona na Maternidade Professor Bandeira Filho

Por Junior Aguiar

A Portaria N° 1.893, instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, representa uma das datas mais importantes no cuidado com a vida humana. Há nove anos, o documento definiu o 1o de outubro como Dia Nacional de Doação de Leite Humano, reforçando a importância da iniciativa para a qualidade de vida dos recém-nascidos. A Secretaria de Saúde do Recife aproveita a passagem da data para sensibilizar a população e destacar o serviço do Banco Municipal de Leite Humano, que funciona na Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados.

As mamães podem comparecer ao local de segunda a sexta. A estrutura conta com sete salas climatizadas para atendimento às doadoras, coleta, pasteurização, análise, estocagem e descongelamento do produto, tudo realizado de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Tereza Freire, coordenadora do Banco de Leite Humano do Recife, o espaço também serve para aconselhar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno. “Seja nas visitas domiciliares dos agentes comunitários de Saúde ou mesmo quando as mães vêm aqui, sempre as orientamos sobre o ato de amor aliado à saúde que é a amamentação materna”, disse.

As doações de leite humano também podem ser feitas em casa. “Quando somos acionados, nossa equipe vai até a casa da doadora com os equipamentos necessários para o processo. Além da coleta propriamente dita, entregamos o material para a mãe recolher o seu leite em outras oportunidades, caso deseje”, comentou Tereza.

O banco de leite municipal ainda recebe doações de frascos para armazenamento de leite. “O tipo ideal é de vidro, com tampa plástica rosqueável, que permite a pasteurização e a manutenção da qualidade do alimento”, acrescentou a gestora. Mais informações sobre a doação de leite humano podem ser conseguidas por meio da Ouvidoria SUS Recife, no telefone 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.

Saiba mais – O Banco de Leite Humano do Recife foi inaugurado pelo prefeito João da Costa há três anos. É o primeiro estabelecimento do tipo na rede municipal. O investimento na foi de aproximadamente R$ 210 mil. No local, são coletados cerca de 16 litros de leite humano por mês. A quase totalidade segue para doação. Uma parte é retirada para a realização de exames microbiológicos no Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife.

De acordo com Ministério da Saúde, as mulheres que desejam doar leite humano têm de estar enquadradas nos seguintes critérios: serem sadias, produzirem mais leite que o necessário para suprir a necessidade dos filhos e se disporem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.

ASSUNTOS: