Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã promove exposição sobre o ex-deputado Rubens Paiva
Chega ao Recife, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do município, e da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado de Pernambuco, a exposição Não tens epitáfio, pois és bandeira, que resgata a vida do ex-deputado federal, Rubens Paiva, desaparecido em 1971 durante o regime militar. A mostra acontece de 16 a 30 de outubro, no Quartel do Derby da Polícia Militar de Pernambuco, e a abertura será nesta terça-feira (16), às 10h.
Para reconstituir essa história, a exposição trará documentos, fotos e objetos pessoais do ex-deputado. Os registros ilustram passagens da vida de Rubens Paiva com a família, na atividade política e de sua luta contra a ditadura.
Rubens Paiva é um dos símbolos dos desaparecidos políticos brasileiros. Ex-deputado federal, empresário, cassado por defender o governo legítimo; pagou com a vida pela solidariedade aos que eram perseguidos pela ditadura. Teve o mandato cassado em abril de 1964, quando a junta militar que assumiu o governo com a deposição do presidente João Goulart. Paiva se exilou na antiga Iugoslávia, hoje Sérvia, e depois na França. Voltou ao Brasil e foi preso em sua casa no Rio de Janeiro, em 1971, por militares e depois foi dado como desaparecido.