NOTÍCIAS

Cultura | 08.10.12 - 11h00

Prefeitura do Recife recolhe mais de 30 toneladas de lixo eleitoral

As eleições para prefeito e vereador da capital pernambucana aconteceram neste domingo (07) e deixaram um saldo superior a 30 toneladas de lixo, recolhidas pela Prefeitura do Recife. Para garantir a retirada do material distribuído irregularmente, um mutirão foi promovido pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) logo após o término do horário de votação, às 17h.

A operação contou com a participação de 271 garis, espalhados pelas Zonas Eleitorais da cidade. Sete caminhões compactadores de lixo foram utilizados na operação de limpeza, que teve um custo médio de R$ 35 mil, e seguiu até meia noite. Entre os resíduos mais encontrados, o mais comum foi o "santinho", além de outras propagandas ilegais como adesivos e cartazes.

Segundo a Emlurb, o volume de lixo eleitoral deste ano foi três vezes superior ao da última eleição para prefeito, em 2008. “A quantidade de material superou a nossa expectativa e, por isso, continuamos hoje de manhã com a operação em alguns pontos de votação”, disse Avelino Pontes, gerente de Fiscalização e Limpeza da Emlurb.

Além de poluir a cidade, o descarte de lixo eleitoral é crime, visto que a distribuição de santinhos entre outras propagandas de candidatos não é permitida no dia de votação. "É lamentável encontrar nossa cidade da forma como vimos ontem, mas hoje a população já percebe as ruas mais limpas apesar do grande volume de material descartado", lamentou o gerente de Limpeza.