NOTÍCIAS

Cultura | 11.10.12 - 17h48

Dia das Crianças é comemorado antecipadamente pela Saúde do Recife no Ibura

Ação mobilizou moradores da comunidade Vila do Sesi

Por Maria Duarte

[caption id="attachment_27137" align="alignleft" width="334"] Dentre as diversas ações em saúde, o exame de vista foi um dos destaques. Foto: Inaldo Lins[/caption]

O Dia das Crianças foi festejado com alegria e consciência em saúde nesta quinta-feira (11) na USF Vila do Sesi, no Ibura. As atividades começaram às 9h30, já com grande procura dos moradores da comunidade. A mobilização aconteceu durante todo o dia. Foram realizadas diversas ações educativas em saúde e preocupação ambiental. O evento foi a maneira encontrada pela Secretaria de Saúde do Recife para celebrar a data com os meninos e meninas do bairro.

Um dos destaques da ação foi a atualização da caderneta vacinal da criançada que mora na área. A fim de facilitar o acesso e garantir a proteção aos pequenos, foram oferecidas todas as vacinas disponíveis na rede municipal. Ainda na vertente da prevenção à saúde, a população participou de consultas odontológicas e recebeu orientações sobre escovação.

A enfermeira Rosanne Floriano foi uma das organizadoras da iniciativa, que teve momentos destinados à realização de palestras. “Uma das questões mais importantes para a saúde infantil é a alimentação saudável. Ela é uma das melhores formas de prevenir doenças não só em crianças, mas em pessoas de todas as idades. Queremos incentivar a criação e a adoção de um cardápio balanceado, que consiga unir o prazer da alimentação ao bem estar do corpo daqueles que estão em fase de crescimento”, enfatizou.

Outra preocupação da equipe foi conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ecológica. Para isso, os agentes de saúde ambiental realizaram oficinas de reciclagem. Utilizando uma abordagem lúdica, eles mostraram à garotada e aos seus pais ou responsáveis que, para preservar o bairro e o mundo onde vivemos, é necessário trabalhar de fora conjunta em prol do ambiente. De quebra, os participantes ainda aprenderam a maneira correta de coletar e tratar o lixo reutilizável.

Melricéia Maria da Silva é dona de casa e mãe de Paulo André da Silva, de 8 anos de idade. “É a primeira vez que o acompanho nesse tipo de atividade e achei muito interessante, afinal, acabamos aprendendo também. Além disso, quando chegamos em casa, eles cobram que a gente coloque tudo em prática”, afirmou.

Palhaços e rodadas de jogos educativos animaram a comemoração, que contou com o apoio de aproximadamente 30 profissionais, entre dentistas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde ambiental, auxiliares de consultório dentário e agentes comunitários de saúde. A ação já se tornou uma tradição e conta, também, com a mobilização dos moradores do bairro, que doaram brinquedos e alimentos para tornar a festa ainda mais agradável para as crianças.