Faixa Azul da Avenida Recife mais respeitada nos primeiros dias de fiscalização
Quinze infrações foram registradas pela CTTU na segunda-feira (25), primeiro dia de notificações, até o meio-dia da terça-feira (26)
A Faixa Azul da Avenida Recife tem recebido boa aprovação pela população. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou, na segunda-feira (25), até o meio-dia da terça-feira (26), 15 infrações por desrespeito ao corredor exclusivo para ônibus. Vale lembrar que o fluxo diário da via é de 56 mil veículos. Seis agentes de trânsito em motos realizam rondas ao longo da via durante todo o dia. Pelo corredor, passam 29 linhas de ônibus, diariamente, totalizando 1.660 viagens e 82 mil passageiros - que agora devem ter seu tempo diminuído, ao utilizar o trecho exclusivo, que fica entre a Rua Gonçalves de Magalhães e a Avenida Dom Hélder Câmara, nos dois sentidos da Avenida Recife.
A Faixa Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Além dos ônibus, os táxis do município do Recife também têm acesso aos corredores. Os demais veículos só podem entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal mostra aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa. A fiscalização já está valendo, e os motoristas que forem flagrados utilizando a faixa irregularmente estarão passíveis a multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
FAIXA AZUL - Com a implantação da Faixa Azul da Avenida Recife, Prefeitura do Recife alcançou a marca de 32,7 kms de Faixa Azul implantados. Atualmente, a ação está nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. No total, Recife passará a ter cerca de 54 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus, contando com os corredores que já existiam na cidade antes da Faixa Azul. Isso representa um aumento de cerca de mais de 155% no número de quilômetros de prioridade para o transporte público no Recife desde 2013, quando a cidade possuía pouco mais de 20 kms de faixas exclusivas.
A implantação dos corredores exclusivos garantiu um aumento significativo na velocidade média dos coletivos. Na Faixa Azul da Avenida Mascarenhas de Moraes, os ônibus passaram de 21 km/h para 35,4 km/h, o que representa um ganho total de 66,6% na via. Já na Avenida Herculano Bandeira, onde a implantação da Faixa Azul aconteceu em junho de 2014, a velocidade saiu de 11 km/h para 21,1 km/h - um aumento de 118%. Já na Rua Cosme Viana e na Avenida Conselheiro Aguiar, houve um ganho de 38,8% (de 18 km/h para 25 km/h) e 49% (de 13.1 km/h para 19.5 km/h) na velocidade média dos ônibus, respectivamente.