Prefeito João da Costa inaugura o 32º polo da Academia da Cidade
Instalado no Vasco da Gama, núcleo beneficiará principalmente aos moradores da Zona Noroeste da capital pernambucana
A população da Vila Um por Todos, no Vasco da Gama, recebeu com muita festa o prefeito João da Costa e sua comitiva na inauguração da Academia da Cidade do bairro na noite desta quarta-feira (17). Participaram do evento gestores e técnicos da Administração Municipal e parlamentares municipais e estaduais, além de uma verdadeira multidão, que teve uma prévia de como funcionará o mais novo núcleo do programa.
Em momento marcante, a mais antiga moradora da comunidade, dona Carminha, foi recebida por João da Costa no palco. Ela chegou na localidade por volta de 1982. Bastante aplaudida pelo público, a idosa que está às vésperas de completar 90 anos de idade deixou transparecer a emoção e praticamente chegou às lágrimas durante a homenagem.
“Fui eleito para cuidar de quem mais precisa, pessoas que ficaram esquecidas por dezenas de anos e só eram visitadas nas eleições. A Vila Um por Todos era quase um buraco, onde não existiam escadarias nem muros de contenção, nenhuma estrutura. Agora, com tudo organizado, estamos entregando um novo equipamento, que vai oferecer ainda mais dignidade e garantir a promoção da saúde para todos. O polo não é um presente da Prefeitura, mas uma conquista da comunidade, que tem um histórico de luta”, afirmou o prefeito.
João da Costa destacou ainda a sensação de dever cumprido. “Foi mais um compromisso assumido que estamos efetivando. É motivo de orgulho e me faz andar de cabeça erguida saber que sou o prefeito do período em que o Recife mais gerou empregos e construiu mais habitações e polos da Academia da Cidade, entre outras iniciativas. O povo sabe olhar os passos que cada um dá. E é lá, ao lado do povo, que ficarei mesmo sem ser prefeito”, enfatizou.
Antes da requalificação, o espaço que recebeu o núcleo do programa era ocupado irregularmente por terceiros – que chegavam a cobrar pelo uso da área. Depois das intervenções da Prefeitura do Recife, ele foi transformado numa ampla área de convivência e prática de atividades físicas e promoção da saúde, tudo com acesso livre e gratuito.
A instalação do mais novo equipamento municipal custou cerca de R$ 625,8 mil. A quantia foi empregada na construção de atrações como parque infantil, campo de futebol, pista de corrida e caminhada, cadeiras e mesas para jogos de tabuleiro e salas para avaliações físicas. Contemplado por um belo trabalho paisagístico, o polo ganhou ainda área para a realização de atividades corporais, pranchas para abdominais, barras de alongamento, pisos táteis e rampas de acesso para acesso de pessoas com necessidades especiais.
“Essa é a 32a Academia da Cidade. O equipamento foi pleiteado e viabilizado pelo Orçamento Participativo e sua construção tornou-se uma decisão prioritária para o prefeito João da Costa. A inauguração é um momento de muita alegria não só pelo gesto, mas pelo trabalho realizado e o polo será amplamente desfrutado por pessoas de todas as faixas etárias, que encontrarão aqui diversas atividades de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida”, comentou Humberto Antunes, secretário municipal de saúde.
A dona de casa Nídia Cristina da Silva, de 30 anos, morou a vida inteira na Vila Um por Todos. Mãe de dois filhos, ela afirmou que suas crianças crescerão num local muito melhor que ela. “Nos últimos anos, esse lugar melhorou muito. Antes, era ruim, tudo cheio de buracos. Os meninos estão aproveitando bastante os brinquedos do parquinho. Eu vou começar a fazer caminhada e participar das aulas de ginástica”, disse.