NOTÍCIAS

Cultura | 19.10.12 - 14h24

PCR se articula com Parlamento Juvenil no Mercosul

[caption id="attachment_27387" align="alignleft" width="334"] A secretária da SDHCD ressaltou a importância de viabilizar propostas para o parlamento juvenil, e apoio ao jovem estudante. Foto:José Alves[/caption]

A secretária de Diretos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Amparo Araújo, recebeu na última quinta-feira (18) o estudante Rafael Beltrão, 16 anos, representante do Brasil no Parlamento Juvenil no Mercosul (PJM). Em agosto deste ano, o aluno do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Porto Digital, localizada no Bairro do Recife, foi eleito representante do país no parlamento para assumir o mandato 2012-2014. Participou ainda da reunião, a assessora da Secretaria de Educação do Recife, Socorro Assunção.

Consoante ao objetivo do projeto de promover o diálogo entre os jovens dos países integrantes do bloco, a SDHSC vai estreitar relações com o representante pernambucano para desenvolver novas ações. “Vamos estabelecer parcerias viabilizando propostas para o parlamento juvenil, no que diz respeito ao previsto no pacto federativo, pois é de extrema importância dar apoio a esse jovem, uma vez que a SDHSC faz parte da vice-coordenação de Direitos Humanos da Rede Mercocidades”, disse a secretária.

O estudante, que conheceu o projeto por meio de uma professora, deseja ao longo do mandato incentivar ações, junto à prefeitura, que permitam uma maior integração entre a sociedade e a escola. “Esperamos com essa parceria desenvolver e conhecer programas que visam à participação do estudante na construção de políticas públicas mais efetivas, difundindo a ideia de que os jovens devem se manter ativos no interesse pela política”, pontuou Beltrão.

Ainda este ano, Rafael deve finalizar os contatos com o Ministério da Educação para realizar uma exposição intitulada Construindo um novo conceito sobre educação dentro da temática trabalhada no Centro Cultural dos Correios. A ideia é utilizar como instrumento para essa exposição a Filatelia, que trata do estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados.

PJM – O Parlamento Juvenil do Mercosul nasceu como um projeto cujo principal objetivo é abrir espaços de participação para que os jovens troquem ideias, dialoguem e discutam entre eles sobre temas que tenham uma profunda vinculação com suas vidas presentes e futuras. Além disso, o PJM visa fortalecer o desenvolvimento e a cidadania regionais.