PCR encerra comemorações do Dia do Servidor
Durante o mês de outubro, diversas atividades como palestras e serviços de saúde foram oferecidos para o funcionário municipal
Um dia diferente para os funcionários da Prefeitura do Recife. Na tarde desta quinta-feira (25), secretários e servidores municipais participaram do encerramento das comemorações do mês do Servidor Público. A cerimônia aconteceu no estacionamento do edifício-sede da PCR.
A abertura do evento ficou por conta do Coral Voz Urbana composto por servidores da URB. Na ocasião, o secretário de Administração, José Carlos Andrade, realizou o tradicional corte do bolo, que pesava 50 kg. “Acredito que hoje é um dia muito especial. Concluímos as comemorações do mês do servidor de forma digna. Decidimos homenagear os servidores municipais que sofreram com a opressão durante a ditadura”, afirmou o secretário.
Com 54 anos de serviço público, Odete Araújo, fez uma homenagem ao gestor municipal e entregou ao secretário José Carlos Andrade, representante do prefeito, um quadro contendo uma foto do gestor e um desenho da ponte de ferro, cartão postal do Recife. A técnica utilizada pelo artista plástico, Luiz Lima, o Innór, foi à pintura foto-areográfica.
Além do prefeito João da Costa, quatro funcionários municipais, que em 1964, tiveram suas vidas profissionais interrompidas nos três primeiros meses da Ditadura Militar, foram homenageados pela PCR. “Pesquisamos nos arquivos da PCR as pessoas que foram exoneradas de forma arbitraria. Celebramos o dia do servidor com uma reflexão sobre essas lembranças”, relatou Amparo Araújo, secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.
Cada homenageado recebeu um quadro personalizado. “Fiquei surpreso e feliz com a homenagem. É o reconhecimento de nossa luta pela democracia. Hoje, reencontramos grandes amigos, que naquela época sofreram com golpe de 64”, disse um dos homenageados, o médico Fernando Barbosa.
Para celebrar o dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, inúmeras atividades foram desenvolvidas durante o mês. Além do fornecimento de vacinas, testes de glicose, aferição de pressão arterial, acuidade visual, os funcionários públicos participaram de palestras sobre saúde mental, educação no trânsito e assédio moral.